• terça-feira, 17 de outubro de 2017
  • 18:18 Icone do tempo--ºC / --ºC

Coluna 1

24/11/2015 às 04h48

Mais um dia de caos

Chuvas intensas e associadas a fortes ventos marcaram o romper da última semana de novembro, no estado e diversas regiões do país. Consequentemente, verificaram-se prolongados cortes de energia elétrica e variados problemas ligados à internet, inviabilizando negócios em decorrência da quase falência do sistema. Até mesmo a circulação de veículos nas rodovias tornou-se complicada e perigosa.

Promete agir

A administração tucana afirma que dá início, dia 1º de dezembro, à operação Verão, com vigor até 31 de março de 2016. Serão ações integradas entre diferentes órgãos dos governos estadual e municipais - além da própria comunidade – com o objetivo de salvar vidas. "Temos um plano preventivo que tem sido feito em todo estado, desde 1988. Este ano, melhoramos as referências para dar ainda mais segurança e evitar que pessoas acabem morrendo em inundações ou alagamentos", afirmou o coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, coordenador estadual da Defesa Civil.

Um sábado agitado

Fim de semana atípico na aprazível Junqueirópolis. De manhã, uma ajudante de cozinha (residente em São Bernardo) foi presa na entrada da penitenciária com 312 gramas de maconha nas “partes íntimas”. À tarde, o caixa eletrônico de uma agência bancária - localizada na praça central - foi furtado. A Polícia Militar informou que os assaltantes usaram furadeira e serra para cortar o fundo do caixa.

De dar inveja

Osvaldo Cruz viveu uma noite de domingo para não esquecer, com o espetáculo da Orquestra Sinfônica Bachiana do Sesi, sob a regência do consagrado pianista e maestro João Carlos Martins. O mais ilustre torcedor da Portuguesa de Desportos brindou a plateia com obras clássicas, não se esquecendo de acrescentar composições antológicas de Antonio Carlos Jobim e Adoniran Barbosa.

A dura realidade

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas, a inflação acumulada em 12 meses é de 9,65%. Para os idosos, os preços subiram 10,21% no mesmo período. Em consequência, o poder de compra do salário ou da aposentadoria diminui. "Se você gasta R$ 100 todo mês adquirindo a mesma lista de produtos no mercado e, no mês seguinte, essa mesma lista custar R$ 110, a inflação já diminuiu o seu poder de compra", explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Ficaram assustados

Ontem à tarde, os funcionários do Estadão, na capital, precisaram sair do prédio em caráter emergencial, após a empresa receber uma ameaça de bomba. Todos foram retirados do local com segurança. Até o serviço de agência de notícias do grupo precisou ser interrompido, temporariamente. Um comunicado oficial foi divulgado relatando a ameaça sofrida pelo jornal. Até o fechamento da coluna, ainda não havia mais detalhes sobre o caso.

Três vira, seis acaba

A torcida do São Paulo vai fazer força para esquecer 2015. Já são onze meses e meio de vexames e vergonha, sob o comando de uma diretoria inepta sob o comando de um presidente desonesto que renunciou para não ser preso. Como não há bem que sempre dure nem mal que nunca termine, quem sabe a agremiação rompa 2016 sem os aidares, os ataídes gils, os cenis, os fabianos, os patos e os gansos.

Comentários