• sábado, 16 de dezembro de 2017
  • 16:28 Icone do tempo--ºC / --ºC

Carta à Redação

7/4/2016 às 04h46

Emancipação política administrativa do município de Dracena

“Reverenciamos aqueles que fizeram parte da história de Dracena, tão importante que hoje fazem parte do acervo de lembranças que cultivamos com todo respeito e admiração”

Em primeiro momento faço meu agradecimento ao presidente desta egrégia casa de leis, vereador Francisco Rossi, a qual me oportuno para que represente meus companheiros vereadores para a missão de ser orador desta data tão importante do nosso querido município.

Ao fazermos qualquer busca sobre o significado da palavra emancipação teremos como resposta: É o de tornar-se livre, independente, então temos a partir desta data, 4 de abril de 1949, a autonomia política, passaríamos a ter a liberdade de escolhermos nossos próprios representantes, criarmos nossas próprias leis, buscarmos recursos junto ao governo Estadual e Federal, estaríamos passando de distrito de um município para sermos o próprio município.

A lei n° 233 de 24 de dezembro de 1948 sacramentada a emancipação política administrativa de Dracena. Em 4 de abril de 1949 dava-se a sua instalação.

Nesse dia tomaram posse os 13 vereadores, democraticamente eleitos pelo povo, tendo como seu primeiro presidente, o senhor Messias Ferreira da Palma que empossou o primeiro prefeito Írio Spinardi. Já se foram 67 anos.

Graças ao povo ordeiro, dedicado e trabalhador que aqui fincou raízes, Dracena rapidamente alcançou um ritmo acelerado de crescimento e prosperidade conquistando por isso alcunha de Cidade Milagre.

Comemoramos o aniversário da emancipação política administrativa do nosso município e reverenciamos aqueles que fizeram parte da história de Dracena, tão importante que hoje fazem parte do acervo de lembranças que cultivamos com todo respeito e admiração na nominação de praças, ruas, avenidas, logradouros públicos, escolas, etc.

Por justiça e dever de fidelidade histórica também devemos prestar a nossa homenagem aos homens públicos, prefeito, vice-prefeito e vereadores, que ao longo dos anos cada qual a sua maneira e com as dificuldades de cada época, colocaram os seus serviços e capacidade política administrativa a disposição da comunidade dracenense.

E hoje o que nos deixa mais feliz é poder comemorar esta data tão importante para nós dracenense.

Emancipação política de Dracena, conquistado a 67 anos, baluarte da política dracenense sem deixarmos de perder a nossa liberdade, pois constitui-se ao longo desta data inúmeras conquistas que vem nos deixando a cada dia mais autônomos.

Parabéns Dracena. Parabéns dracenenses que contribuíram e contribui para esse feito.

Que Deus continue abençoando e protegendo a todos nós, dirigentes e população para que juntos irmanados continuaremos trabalhando por nossa querida Dracena.

*Discurso proferido na sessão camarária de segunda-feira pelo vereador Shoiti Kanezawa

Comentários