• sábado, 16 de dezembro de 2017
  • 22:37 Icone do tempo--ºC / --ºC

Estilo e Requinte

Confira a coluna de hoje

Confira a coluna Estilo e Requinte de hoje!

REINAUGURAÇÃO | Thamires Spósito, Carol Furquim e Marina Jacinto Micheloni na nova Lemon.
IOGA | Aconteceu no Espaço Vip, mais uma evento da Ioga, organizado pela Renata Celi, com a ministrante Suzi Semanaka. O próximo será no dia 08/04!
IOGA | Aconteceu no Espaço Vip, mais uma evento da Ioga, organizado pela Renata Celi, com a ministrante Suzi Semanaka. O próximo será no dia 08/04!

5 coisas que você precisa saber na hora de organizar a geladeira

 

Além de ser uma questão de saúde, a organização periódica da geladeira influencia diretamente na praticidade do dia a dia e na economia da casa, já que mantendo-a sempre limpa e com os itens arrumados você acha tudo de maneira muito mais fácil na hora de cozinhar e evita desperdícios.
Mas, para fazer isso de modo eficaz, é preciso entender como a refrigeração da sua própria geladeira funciona e o que cada espaço dela é preparado para receber, assim como outros detalhes. Para a melhor conservação dos produtos na geladeira, devemos além de sempre estar de olho no prazo de validade obedecer ao modo de armazenamento de cada alimento. Alguns necessitam mais refrigeração que outros e por isso a importância de cada item em seu devido lugar.
Descubra abaixo mais cinco pontos importantes que você deve saber e se atentar para fazer a uma organização eficiente da sua geladeira:

1. Alguns alimentos precisam de cuidados especiais
Proteínas como carnes e peixes são os itens que requerem maior atenção para serem refrigerados, pois correm um risco maior de deterioração, mas para evitar que isso aconteça precocemente, existem algumas dicas que você pode seguir: “elas devem estar sempre em potes com tampa de boa vedação para que não exalem cheiro e devem estar também afastados dos demais itens da geladeira.
Recomenda-se que sejam consumidos em até dois dias. Para as carnes embaladas devemos sempre obedecer ao prazo de validade descrito na embalagem.

2. Cada coisa tem seu lugar
Para saber exatamente onde guardar cada item, primeiro é importante entender que se a sua geladeira é antiga, ela provavelmente tem um sistema de refrigeração diferente das atuais, mais especificamente feito por partes. Quanto mais perto do freezer, mas refrigerado o espaço. Já os modelos mais novos, possuem um processo de refrigeração mais uniforme por toda geladeira. Assim que você entender como a sua funciona, já pode começar a se preocupar em setorializar cada tipo e alimento. O que precisa de mais refrigeração (queijo, iogurte, leite, frios, etc) deve ser colocado nas prateleiras superiores e os que precisam de menos refrigeração (sobras do almoço, alimentos que estiverem em processo de descongelamento, sucos, bolos, etc), nas inferiores.
– Gavetas pequenas: de preferências as frutas devem ser colocadas neste espaço. Elas só deverão ser lavadas no momento de serem consumidas.
– Gavetão: as verduras devem ser guardadas de preferência em embalagens plásticas e novas, não as que você trouxe do supermercado, pois podem ter se sujado durante o deslocamento para sua casa. Tenha sempre em casa sacos plásticos, que podem ser adquiridos facilmente em lojas de embalagens ou em supermercados
– Os ovos devem ser armazenados preferencialmente em uma vasilha dentro da geladeira, não na porta, pois eles não sofrerão com a trepidação e alteração de temperatura da porta.

3. Potes funcionais são grandes aliados
Para deixar os alimentos mais visíveis e, consequentemente, evitar desperdícios, aposte em recipientes transparentes, eles são melhores para acondicionar itens perecíveis e facilitam a rotina caso haja a necessidade levar algo ao micro-ondas. No entanto, alguns potes plásticos liberam uma substância chamada BPA (bisfenol-A) que são cancerígenas, por conterem uma substância tóxica que desprende da embalagem passando para o alimento.

4. Ervas e hortaliças têm seu próprio modo de armazenamento
Muita gente imagina que armazenar ervas e hortaliças em saquinhos é uma prática errada. Na verdade, um meio eficiente de proteger esse tipo de alimento: ideal é que sejam lavados e muito bem secos. Além disso, colocar de forma que as mesmas não fiquem muito apertadas no saco para que não amassem.
Após lavar e secar muito bem, forre o recipiente com papel toalha, após isso coloque as hortaliças. Você pode fazer mais de uma camada, ou seja, quando cobrir totalmente o papel toalha com as folhas, coloque nova camada de papel toalha e em seguida as folhas as hortaliças.
As ervas ainda podem ser congeladas em forminhas de gelo, por exemplo, para serem utilizadas depois. Basta lavá-las, picá-las e, quando for utilizar, tirar apenas a porção ideal para o prato.

5. Fazer a limpeza periódica é essencial
A limpeza completa da geladeira pode ser feita apenas uma vez por mês, mas é importante fazer a manutenção da higiene semanalmente passando um pano umedecido com vinagre de álcool para eliminar odores e desinfetar. Já para a limpeza mais pesada, lá vai o passo a passo que vai facilitar (e muito!) o seu dia a dia:
– Depois que o freezer e a geladeira estiverem vazios, passe uma esponja macia com detergente neutro por toda a parte interna. Retire as gavetas e prateleiras e faça o mesmo procedimento. Com um pano úmido, retire todo o excesso de sabão. Enxágue o pano e passe-o novamente, tirando o sabão por completo.
– Não use esponja de aço e produtos abrasivos, eles podem danificar seu refrigerador de maneira permanente.
– Faça uma mistura de bicarbonato com vinagre de álcool (uma colher de sopa para 100 ml de vinagre de álcool) e passe por toda a geladeira. Essa mistura tem efeito antibactericida.
– Finalize passando um pano seco macio.

Chips de abobrinha | Receita fit

Ingredientes:
- 1 abobrinha
- azeite
- sal marinho
- mix mediterrâneo
de temperos

Modo de preparo:
Lave bem a abobrinha, corte em fatias finas – cerca de 2 milímetros. Tempere com o sal e reserve por 10 minutos, para desidratar. Seque com papel toalha. Coloque as rodelas numa assadeira forrada com papel manteiga, lado a lado. Tempere com o mix de temperos e regue um fio de azeite. Asse em forno pré-aquecido em 180°C, por aproximadamente 10 minutos, ou até começar a dourar. Deixe esfriar e sirva em seguida.
Sugestão: pode ser usado com aperitivo, acompanhado de dips e patês ou como acompanhamento.

Veja também