• terça-feira, 23 de outubro de 2018
  • 22:46 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cultura

18/9/2018 às 06h07

Arte. Prefeitura e grupo S.O.S Gira Mundos promovem peça “O Auto da Compadecida”

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura

Parte do elenco durante apresentação na Fundec (Foto: Cedida Secretaria de Educação) Parte do elenco durante apresentação na Fundec (Foto: Cedida Secretaria de Educação)

A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, promoveram duas edições da peça de teatro “O Auto da Compadecida”, do grupo S.O.S “Gira Mundos”.

As edições ocorreram nas dependências do auditório “Geraldo Mariano Alves”, da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) e receberam o público da cidade e também da região.

O grupo é dirigido pelo professor e ator Nick Silva, que afirma que “a valorização e promoção do teatro é sem dúvidas muito importante, tanto no cenário educacional, como fora, pois contribui para que as pessoas ampliem o repertório cultural, de forma prazerosa e reflexiva”. Nick também conta com o apoio da Professora Jaisse Lisboa que auxilia nas coreografias e expressões corporais.

A peça, de autoria de Adriano Suassuna, é uma das obras mais conhecidas no Brasil e trata de uma história vivida no nordeste brasileiro, contendo fortes elementos da tradição e da cultura, além da influência da literatura de cordel. Se tornou minissérie e filme, retratando o autor nordestino pelo país e sendo considerado o texto mais popular do moderno teatro brasileiro. Seu lançamento ocorreu no ano de 1.955, mas só veio a ser encenada pela primeira vez no ano de 1956, em Pernambuco. O enredo é voltado para a religiosidade católica, e traz influência do barroco brasileiro que é uma mistura de tradição religiosa com cultura popular.

O prefeito Juliano Brito Bertolini afirma que “as parcerias visam fortalecer a arte no município, por meio do teatro e também outras atividades artísticas, sendo planejadas e realizadas com foco no desenvolvimento cultural e entretenimento”.

Seguem os nomes dos atores e seus personagens: Ábila Bianca (Satanás), Ana Júlia Hernandez (Bispo), Arthur Finoto (Cangaceiro), Fábio Júnior da Silva Costa (Cangaceiro), Graciele Simão de Lima (Dorinha), Iandry Cristina Oliveira (Nossa Senhora Aparecida), João Vittor Finoto (Chicó), Jorge Ramos da Silva (Severino Lampião), Lenira Aparecida Ferneda (Maria Bonita), Lina Clara dos Santos (Cangaceira), Lívia Maria Casotti Silva (Cangaceira), Mariana Berlato Casagrande (Rosinha), Maurício Grotão de Farias Lopes (Major), Rafael Finoto da Silva (Eurico o Padeiro), Rafael Prado de Oliveira (João Grilo), Raphael Mazzoni Watanabe Cangaceiro), Sophia Redígolo Castilho Clemente (Cangaceira) e Zeny Benetti (Cangaceira). Como contrarregra o grupo recebe a contribuição de Eliane Finoto da Silva.

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também