• sábado, 20 de outubro de 2018
  • 22:32 Icone do tempo--ºC / --ºC

Tecnologia

28/9/2018 às 16h30

Facebook diz que descobriu falha na segurança que afeta quase 50 milhões de perfis

Empresa afirma não saber ainda se informações das contas foram acessadas na brecha. Por precaução, obrigou 90 milhões de usuários a se logarem de novo.

Rede social anunciou brecha de segurança e afirmou que está investigando o caso. (Foto: REUTERS/Dado Ruvic) Rede social anunciou brecha de segurança e afirmou que está investigando o caso. (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)

Facebook anunciou nesta sexta-feira (28) que descobriu uma falha na segurança que afetou quase 50 milhões de perfis. A empresa diz que não sabe ainda se informações das contas foram acessadas. Por precaução, obrigou 90 milhões de usuários em todo o mundo a se logarem de novo para entrar na rede social.

O problema foi descoberto na última terça (25), afirma o Facebook em comunicado.

 

"Como nossas investigações estão apenas começando, ainda temos que determinar se essas contas foram mal utilizadas ou se alguma informação foi acessada."

 

Ao G1, a empresa diz que ainda não tem confirmação de que o problema afetou perfis no Brasil. Quem foi deslogado vai receber uma notificação no topo do Feed de Notícias, explicando o que aconteceu.

Apesar disso, várias pessoas estão afirmando no Twitter que foram deslogados de suas contas no Facebook, entre quinta e sexta-feira.

"Estamos levando isso extremamente a sério e vamos informar a todos o que acontece e que ações estão sendo tomadas para proteger a segurança das pessoas", informa o Facebook. Segundo Guy Rosen, vice-presidente de produto da empresa, o ataque foi descoberto porque os hackers já estavam automatizando seus ataques em "larga escala".

 

Onde estava a brecha

 

A falha explorou uma brecha no código relacionada ao recurso "Ver como", que mostra ao usuário como o perfil dele é exibido para outras pessoas.

A brecha permitiu o roubo de tokens de acesso ao Facebook, que funcionam como chaves e permitem que os usuários permaneçam online sem a necessidade de digitar a senha toda vez que acessam a rede social.

"Nós também invalidamos os tokens de quase 50 milhões de contas que sabemos que foram afetadas, para torná-las seguras novamente. Por precaução, nós também invalidamos acesso a tokens de outras 40 milhões de contas que usaram a funcionalidade 'Ver como' no último ano", diz a nota.

 

A empresa disse que a funcionalidade "Ver como" está temporariamente desativada enquanto é feita uma análise de segurança e a investigação está em andamento.

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também