• terça-feira, 23 de outubro de 2018
  • 22:46 Icone do tempo--ºC / --ºC

cidade

6/10/2018 às 10h00

SAÚDE DA MULHER. Avapac promove ação de conscientização do câncer de mama hoje

Voluntárias da entidade que atende pacientes de câncer estarão nesta manhã, na Praça Arthur Pagnozzi entregando folhetos informativos

Algumas das voluntárias da Avapac na Campanha Outubro Rosa 2018 (Foto: Lucas Mello/JR) Algumas das voluntárias da Avapac na Campanha Outubro Rosa 2018 (Foto: Lucas Mello/JR)

Voluntárias da Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente de Câncer (Avapac), de Dracena, trabalham neste mês vestindo camisetas rosas alusivas à campanha Outubro Rosa. Neste sábado, 13, e nos outros dois próximos dias 20 e 27, voluntárias estarão na Praça  Arthur Pagnozzi distribuindo folhetos ilustrativos sobre os sinais que a mulher não deve ignorar quanto ao câncer de mama.  A presidente da entidade, Mariza Buccironi informa que os folhetos foram confeccionados com o apoio da Unimed local.

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Mariza Buccironi conta que atualmente estão cadastrados na Avapac 84 pacientes que tratam de câncer de mama. “Na maioria dos casos o tratamento acontece ainda em Jaú, e os outros em Presidente Prudente”. 

Segundo ela, não houve aumento significativo este ano da doença na cidade.

A maioria das pacientes são atendidas pelo sistema único de saúde (sus) e necessitam, na sua maior parte de medicamentos para dor e suplemento alimentar. Medicamentos  específicos, que inibem o crescimento do câncer de mama, como o anastrozol e o citrato de tamoxifeno, ofertados pelo sus. 

Mariza pondera que campanhas como o Outubro Rosa são importantes para a mulher se cuidar, fazendo a mamografia regularmente, a critério médico e se tocando para descobrir qualquer anomalia nos seios. “A hora do banho é ideal para o autoexame”, lembra. 

 

Outras Imagens:

  •  (Foto: Divulgação)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também