• terça-feira, 24 de outubro de 2017
  • 09:35 Icone do tempo--ºC / --ºC

ELEIÇÕES 2012

21/11/2012 às 04h26

Professor Juliano: “na campanha, foquei naquilo que é o meu dia-a-dia”

Juliano Bertolini foi eleito para o terceiro mandato consecutivo para a Câmara de Dracena, ele aponta as prioridades para o município no próximo mandato

Juliano Bertolini assumirá o terceiro mandato no dia 1º de janeiro  (Foto: JR) Juliano Bertolini assumirá o terceiro mandato no dia 1º de janeiro (Foto: JR)

Eleito no dia 12 de outubro para o terceiro mandato consecutivo na Câmara de Dracena, com 843 votos, pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), Juliano Brito Bertolini (Professor Juliano), analisa a situação política atual no município e afirma que Dracena precisa avançar em quatro áreas: Educação, Saúde, Esporte e Infraestrutura.

“Na Educação, o prefeito Célio investiu na estrutura, reformou escolas, creches, melhorou a alimentação, mas para o profissional deixou a desejar, apesar de não ser tarefa sua, é mais com Secretaria (da Educação)”, afirma.

Juliano cita como exemplo, o aprimoramento do professor, que de acordo com ele, deve ser estendido a todos profissionais da rede, não só para um grupo. “Isso reflete na sala de aula, além do plano de carreira que precisa ser melhorado, principalmente o HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) dos professores das EMEIs”.

Na Saúde, segundo Juliano, é necessário melhorar, não no sentido de atendimentos e sim, na prevenção de doenças.

“Hoje, muitos procuram o PAM (Pronto Atendimento Municipal) para pequenos atendimentos, isso acarreta cerca de 240  atendimentos por dia, sobrecarregando os profissionais”.

A esperança, de acordo com o vereador,  é o programa Estratégia de Saúde da Família (ESFs) que o prefeito Célio implantou e o primeiro está em funcionamento no Jardim Juçara e deixou encaminhados mais cinco que serão instalados. “Serão seis ESFs que irão atuar na prevenção das doenças”, explicou..

Na área do Esporte, o vereador ressalta que Dracena possui excelentes técnicos e  profissionais de Educação Física que não estão sendo aproveitados de forma adequada. “Temos muitos espaços esportivos que não estão sendo ocupados, ou são utilizados só com o futebol e o futsal, há muito para ser avançado”,  pondera.

INFRAESTRUTURA - Na infraestrutura urbana, Bertolini aponta que no município ainda há, muitas áreas com esgoto a céu aberto.

“Ao lado da Fapidra, por exemplo, o Célio (prefeito Célio Rejani), com o Reinaldo (deputado estadual Reinaldo Alguz), conseguiu R$ 2 milhões para canalização, mas foi possível canalizar só uma parte do córrego Água Sumida, é preciso conseguir mais recursos para completar a obra ou realizar mais uma etapa”.

Outros pontos críticos com esgoto a céu aberto que precisam de canalização e galerias,  segundo o vereador, localizam-se entre a Vila Lucélia, Jardim Kennedy e Éden, onde tem galeria em apenas uma pequena parte e uma área no Jardim Brasilândia.

“É uma infraestrutura necessária que precisa de investimentos tanto a curto, médio como em longo prazo”, constata.   

Bertolini explica que o trabalho do vereador é fiscalizar os atos do prefeito, votar e propor indicações e projetos de lei. “Não dá para prometer que o vereador vai construir uma creche, isso depende do prefeito”.

No seu caso, que foi candidato à reeleição, Juliano explica que teve que apresentar à população, as suas realizações, ao contrário dos candidatos ao cargo pela primeira vez que podem apresentar propostas.

“É diferente, no caso da reeleição, ou apresenta realizações ou fica pelo caminho”. Sobre sua campanha, o vereador explica que foi desenvolvida naquilo que é o seu dia a dia.

O vereador cita o programa esportivo que ele atua, oferecendo oportunidades às crianças, jovens e alunos na prática conjunta do atletismo, karatê, futsal e academia de dança.

“Nesses quatro anos, mais de 400 crianças foram atendidas pelo projeto, que resultou em destaques, como o Mateus Wesley (Bizunga) e o Alessandro que estão na seleção brasileira de atletismo (categoria 17-19 anos) e começaram aqui”.

Dos projetos de sua autoria aprovados na Câmara, que considera importantes e que tiveram resultados, Juliano Bertolini apresenta o Parlamento Jovem. “Muitas crianças passaram a entender o funcionamento do Legislativo e propostas apresentadas se tornaram leis a partir de indicações apresentadas ao Executivo, entre elas, a implantação e denominação da Biblioteca Municipal Ovídio Batistela”, no distrito de Jamaica e uma área de lazer no Jardim Brasilândia.

No bairro Emílio Zanatta, em parceria com a Associação dos Moradores, Juliano conseguiu uma nova praça, a iluminação no campo de futebol de areia e instalação do alambrado, a troca da bomba da água em parceria com a Emdaep, reforma do centro comunitário que está com 70% da obra pronta e a  instalação da academia ao ar livre.

“Para o próximo ano, Juliano informa que  já estão disponíveis R$ 7 mil, através de emenda sua para concluir a reforma do centro comunitário do bairro. Outros trabalhos do vereador no bairro,  está a iluminação da rotatória do campo do barrancão até a rotatória de acesso ao bairro.

Sobre a não reeleição do prefeito Célio, de quem é aliado, Bertolini avalia que os acordos políticos do prefeito foram corretos.

“O Célio fez uma excelente administração, em minha opinião, um dos melhores prefeitos da história de Dracena, mas numa campanha, o que se faz precisa ser mostrado isso faltou no grupo, apesar do grupo ter sido unido”, explica

No entanto, o vereador explica que uma coisa é prestar contas da administração e a outra é fazer política numa campanha, o Célio teve que administrar e fazer campanha ao mesmo tempo, essa foi a vantagem do Pedretti e a desvantagem do Célio, o que acabou prejudicando sua reeleição.

De acordo com Juliano, Rejani manteve uma linha de pensamento na formação do grupo de apoio  e isso foi respeitado.

 Bertolini conclui agradecendo a confiança de quem o apoiou desde 2004. “A vida pública precisa ser tratada com respeito e seriedade, quando me afastar desses princípios, também me afasto da vida pública”, definiu.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

  • joao suizu - 23/11/2012 15:59:39

    NÃO FEZ NADA EM 4 ANOS E AINDA FICA CONTANDO VANTAGEM. POLITICO É SEMPRE POLITICO....

Leia também