• quinta-feira, 25 de maio de 2017
  • 03:51 Icone do tempo--ºC / --ºC

ELEIÇÕES 2012

5/12/2012 às 09h30

Prazo para justificar ausência da votação no primeiro turno termina amanhã

Encerra amanhã, 6, o prazo para o eleitor que não votou no primeiro turno da eleição, dia 12 de outubro, justificar a sua ausência na urna. O Requerimento de Justificativa Eleitoral (JRE) pode ser obtido gratuitamente nos Cartórios Eleitorais ou ser baixado em formato PDF no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país.

O chefe do Cartório Eleitoral de Dracena, Moacir Auresco, informa que a justificativa só será aceita, se o eleitor apresentar a comprovação de não ter comparecido na urna, como um atestado médico e até passagem de ônibus, confirmando que estava em trânsito.

“Tem que ser algo concreto que justifique a ausência “, informa Auresco. Além do requerimento devidamente preenchido, o eleitor terá de apresentar um documento com foto, que pode ser a carteira de identidade.

Quem não votou no dia 12 de outubro e não justificar até nesta quinta-feira, terá que pagar uma multa de R$ 3,51.

Quem não justificou ou não recolheu a multa, estará em débito com a Justiça Eleitoral e sem a quitação eleitoral, fica impedido, entre outras medidas, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino.

Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também