• terça-feira, 23 de maio de 2017
  • 00:18 Icone do tempo--ºC / --ºC

Jogos Regionais

24/7/2013 às 04h30

Segunda maior delegação serve refeições para um público de mais de 350 pessoas

Três cozinheiras da delegação de Marília e mais duas profissionais da EE 9 de Julho se desdobram para preparar as refeições (Foto: Patrícia Pereira) Três cozinheiras da delegação de Marília e mais duas profissionais da EE 9 de Julho se desdobram para preparar as refeições (Foto: Patrícia Pereira)

Muitas pessoas encontram dificuldades em preparar um prato especial para um grupo de amigos, pois costumam questionar qual a quantidade ideal e o que servir. Agora imagina ter que cozinhar para uma delegação de 377 atletas? Esse é o trabalho que a equipe de cozinheiras e ajudantes de cozinha enfrenta com a segunda maior delegação dos Jogos Regionais, a equipe de Marília, hospedada na EE 9 de Julho.

Segundo a responsável pela organização da alimentação na delegação de Marília, Márcia Ito, há todo um preparo para que ninguém erre a mão no momento de preparar a quantidade de cada refeição. “Antes de irmos para o alojamento, recebemos orientações da nutricionista da Prefeitura de Marília, responsável pela ‘Cozinha Piloto’. Ela nos passa um cardápio que devemos seguir, como por exemplo, a comida que deve ser servida, a quantidade e a variedade, já que muitos atletas ficam em Dracena por mais dias que outros competidores”, afirma Márcia.

Ela pontua que muitos atletas já foram embora porque terminaram as modalidades que competiram, no entanto outros ainda estão chegando, como é o caso dos atletas da natação que chegaram na manhã de ontem . “Hoje prepararemos refeições para aproximadamente 220 pessoas. Acredito que essa quantidade deverá permanecer até quinta-feira (25), quando os jogos entram em reta final”, diz.

O que muitos questionam é o que seria servido para tanta gente, em apenas uma refeição? Seguem as quantidades por refeição e os pratos: 15 quilos de arroz; de 7 a 8 quilos de feijão; 15 quilos de macarrão; de 35 a 40 quilos de frango ou carne bovina; muita salada de beterraba, cenoura, pepino, além de salada de alface, tomate e farofa.

Ontem (23) no almoço, foi servido aos atletas, arroz, feijão, macarrão (presente em quase todas as refeições do almoço e janta), filé grelhado, farofa e salada. Já no período noturno, o jantar foi requintado. Os atletas puderam comer strogonoff de carne com batata palha, arroz, feijão e a tradicional salada.

Márcia confessa que muitas vezes é necessário aproveitar a comida que sobrou na refeição anterior. “Para não jogar nada fora e reaproveitar, inventamos na hora algum outro tipo de prato, que não está no cardápio elaborado pela nutricionista. O resultado é positivo, já que os atletas aprovam a escolha”, conta.

Fritura é evitada ao máximo, e quando necessária, só é servida no almoço. A noite é utilizada mais comida cozida ou assada.

Entre as refeições servidas aos atletas estão: bife acebolado; frango assado; filé de frango grelhado, variedade entre carne vermelha e branca, saladas e algumas vezes yakisoba (preferência dos atletas), por conter carboidratos e proteínas.

Desta vez, a delegação de Marília fez diferente, preferiu comprar todos os alimentos na cidade sede dos Jogos. “No ano passado, utilizamos os alimentos que eram fornecidos para a Secretaria de Educação. Já este ano, com a mudança da administração municipal, eles optaram por comprar todos os alimentos em Dracena mesmo”, explica Márcia.

De acordo com ela, após ouvir três supermercados, escolheram um que ofereceria o melhor preço. “Até o momento não tivemos nenhum problema. Quando necessário, ligo no supermercado e solicito a mercadoria que prontamente é entregue”, diz.

HORÁRIO – Todos os atletas têm horário certo para a alimentação. A primeira refeição – café da manhã acontece das 6h30 às 8h, onde é oferecido pão com presunto e queijo ou margarina, biscoito recheado ou de água e sal, leite, chá e fruta; o almoço ocorre das 11h30 às 13h; já no lanche da tarde, que ocorre das 16h30 às 17h, os atletas têm a opção de comer biscoitos e tomar um cafezinho ou chá; das 18h30 às 20h é oferecido o jantar e às 21h30, o lanche da noite (ceia), com biscoitos, bolo e chá. Caso algum atleta esteja competindo em algum desses horários, a alimentação é feita assim que retornam a escola.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também