• segunda-feira, 26 de junho de 2017
  • 21:08 Icone do tempo--ºC / --ºC

Especial

24/12/2013 às 03h40

Finlândia, a terra do Papai Noel

Segundo a lenda finlandesa, o Papai Noel, a sua mulher e uma equipe de gnomos vivem na Colina de Korvatunturi, na Lapônia (Foto: GB Imagem) Segundo a lenda finlandesa, o Papai Noel, a sua mulher e uma equipe de gnomos vivem na Colina de Korvatunturi, na Lapônia (Foto: GB Imagem)

As paisagens da Finlândia são uma variação de floresta e água, onde os confortos da vida moderna nunca se encontram muito longe. Contudo, cada região tem o seu caráter distinto, desde a natureza selvagem da Lapônia, passando pelos lagos inspiradores do leste, até o arquipélago do sudoeste e às atrações animadas da capital Helsinquia ou Helsinque. 

De junho a agosto, a natação e os passeios de barco são passatempos populares e uma rede de rotas em barcos a vapor nos lagos, ligando muitas das principais cidades, é uma bela forma de se percorrer o país. No inverno, os lagos gelados são transformados em pistas de patinação e esqui. Além da água, que abunda por todo o país, o outro elemento principal da natureza é a floresta que, excluindo as colinas mais altas do Norte da Lapônia, se estende por todos os lados. A espécie mais comum de árvore é o pinheiro.

A Finlândia possui alguns dos ambientes naturais mais vastos e intactos de toda a Europa. Às vezes, o local é referido como o “País dos Mil Lagos”, mas a última contagem alcançou, de fato, o total de 187.888 lagos.

Um quarto do território finlandês situa-se a norte do Círculo Polar Ártico, e consequentemente é possível experimentar o sol da meia-noite - mais frequente à medida que se caminha para norte. No ponto mais setentrional da Finlândia, o Sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno.

Outra atração bastante interessante na Finlândia é a Aurora Boreal um fenômeno muito distinto do sol da meia-noite. As Auroras Boreais são um fenômeno luminoso que ocorre nas zonas polares. Originam-se quando as partículas eletricamente carregadas, transportadas pelo vento solar, chocam a grande velocidade com os átomos e moléculas da atmosfera terrestre. Os choques provocam a excitação dos átomos e das moléculas que emitem um raio luminoso, quando se descarregam.

As auroras boreais mais comuns têm uma cor verde-amarelada. Também existem as auroras vermelhas, que ocasionalmente aparecem acima das verdes, mas também se pode conferir as azuis. As auroras boreais produzem-se tanto no inverno como no verão, mas são invisíveis à luz do dia e, por isso, não se vêm no verão. As épocas em que há mais probabilidades de vê-las são em setembro, outubro, fevereiro e março, a partir das 21 horas.

Uma data muito especial para se visitar a Finlândia é agora em dezembro, para as festas de final de ano. De acordo com uma tradição antiga, o secretário municipal da cidade de Turku, no sudoeste da Finlândia, proclama publicamente o início da Paz de Natal ao meio-dia da véspera do Natal. A mensagem é transmitida a todo o país por rádio e televisão. A tradição de anunciar a Paz de Natal é um antigo costume nórdico que data da idade média. Nos tempos pré-cristãos, havia 27 diferentes épocas de paz ao longo do ano, incluindo épocas dedicadas às mulheres, sessões de tribunal e colheitas. Até hoje, o sentimento de paz é mantido na saudação de Natal finlandesa.

A prosperidade crescente introduziu mudanças na comida tradicional finlandesa de Natal. O presunto pode ser substituído pelo peru e o salmão cru salgado, o arenque, as ovas, saladas e charcutaria são muitas vezes servidos como entrada. O ponto alto, nas famílias é indiscutivelmente a chegada do Papai Noel. Segundo a lenda finlandesa, o Papai Noel, a sua mulher e uma equipe de gnomos vivem na Colina de Korvatunturi, na Lapônia Finlandesa. Pode-se visitá-lo na sua oficina, perto de Rovaniemi, no Círculo Polar Ártico, em qualquer época do ano.

O Dia de Natal na Finlândia é uma ocasião calma, quando as famílias reúnem-se. O dia 26 de dezembro também é feriado. Tradicionalmente, o dia 26 de dezembro costumava ser o dia quando se levavam os mais novos da família a dar um passeio de trenó. Esta tradição continua viva nas regiões rurais.

Outras Imagens:

  •  (Foto: GB Imagem)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também