• quarta-feira, 20 de setembro de 2017
  • 11:48 Icone do tempo--ºC / --ºC

Especial

30/3/2014 às 03h00

Médica veterinária dracenense obtém feito na carreira após nascimento de jumento através de mula receptora de embrião sem a utilização de hormônios

A veterinária Gabriela Gomes fazendo a inovulação do embrião oriundo do cruzamento de jumenta com jumento na receptora, a mula, via transvaginal  (Foto: Divulgação) A veterinária Gabriela Gomes fazendo a inovulação do embrião oriundo do cruzamento de jumenta com jumento na receptora, a mula, via transvaginal (Foto: Divulgação)

 A médica veterinária dracenense Roberta Garbelini Gomes, especialista em clínica médica, cirúrgica e reprodução de grandes animais, obteve recentemente um feito na sua carreira profissional. Conseguiu a obtenção do nascimento de um jumento utilizando a barriga de uma mula (barriga de aluguel) sem a utilização de hormônios exógenos.

Roberta explica que o método é através da técnica de transferência de embriões, utilizando a mula como barriga de aluguel.

Ela é filha dos empresários dracenenses Carlos Roberto Teixeira Gomes e Aparecida de Lourdes Garbelini Gomes. Foi aluna da EE Eng.º Isac Pereira Garcez e do Colégio Objetivo local nos tempos dos bancos escolares na terrinha. 

Roberta é mestre e atualmente cursa o último ano de doutorado na área de Reprodução de equinos pela UEL de Londrina.

Formada há sete anos, a veterinária trabalha com clínica e reprodução de equinos principalmente na região Norte do Paraná.

A experiência foi desenvolvida na Agropecuária Roda Viva em Mauá da Serra/PR. Roberta explica como se deu o procedimento. “Uma jumenta de alto valor genético (doadora de embriões) foi inseminada com o sêmen de um jumento de ótima fertilidade. Após oito dias, foi realizado o lavado uterino da jumenta (colheita de embriões) e obtido o embrião. A mula (barriga de aluguel ou também conhecida neste caso como receptora) apresentou cio e ovulação três dias após a jumenta doadora”.

Roberta prossegue informando que o embrião obtido foi manipulado no laboratório e no mesmo dia foi feita a inovulação do embrião da jumenta com um jumento, no útero da mula, se dando a transferência.

“No 13º dia de vida do embrião foi realizado o diagnóstico de gestação via ultrassonografia transretal e a mula encontrava-se gestante. Ela manteve a gestação por 1 ano e 7 dias”.

A médica veterinária ressalta que o parto transcorreu normalmente e a mula vem apresentando ótima habilidade materna. “Tem muito leite e é muito ciumenta com o jumento que nasceu e este é o ponto importante, a mula não recebeu nenhuma terapia exógena (hormônios) para poder manter a gestação”.

Vale ressaltar, segundo Roberta, que de acordo com a literatura, os muares (burros e mulas) são inférteis por serem oriundos do cruzamento de um jumento com uma égua, duas espécies diferentes. E este produto híbrido apresenta um número menor de cromossomos, portanto, uma mula em mil pode emprenhar, ou melhor, ser coberta ou inseminada por outro animal e acontecer dentro do útero dela uma fertilização do seu próprio ovócito e espermatozóide do macho.

Como a chance de isto ocorrer é mínima, a mula se torna uma ótima opção para levar a gestação de um embrião (ovócito já fertilizado por espermatozóide) de outros animais, podendo ser uma ótima mãe, comenta a médica veterinária Roberta.

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também