• sábado, 18 de novembro de 2017
  • 17:23 Icone do tempo--ºC / --ºC

Culinária

14/8/2016 às 04h20

Quatro sobremesas rápidas e deliciosas para fazer no micro-ondas

 Experimente essa receita fácil e irresistível de brigadeirão de micro-ondas (Foto: Divulgação) Experimente essa receita fácil e irresistível de brigadeirão de micro-ondas (Foto: Divulgação)

Imagine a cena: fim de semana, casa em ordem, você descansando enquanto pensa no que cozinhar para aplacar aquela vontade inesperada saborear um doce gostoso. De repente ela chega, sorrateira e silenciosa: a preguiça! Só de pensar de ir para o fogão para fazer uma sobremesa você já desanima. Foi pensando em aliviar essa 'barra' e facilitar sua vida, que selecionamos quatro receitas fáceis e rápidas para você saciar sua vontade, sem ficar muito tempo na cozinha.

 

Brigadeirão

Ingredientes - 395g de leite condensado; 400g de creme de leite; 1 colher de sopa de margarina; 4 ovos; 3/4 de xícara de chocolate em pó; granulado, flocos de chocolate ou raspas de chocolate para decorar.

Modo de preparo - Bata todos os ingredientes no liquidificador até que fiquem bem misturados. Transfira para um refratário untado com margarina, que possa ir ao micro-ondas, ou coloque numa forma plástica própria para micro.

Leve ao micro-ondas programe a potência alta e 10 minutos para o cozimento. Quando chegar aos 10 minutos, confira se ao tocar na forma ainda existe líquido, se tiver, programe mais uns 2 minutos e confira novamente. Na dúvida espete um palito e veja se ele sai molhado. Espere esfriar um pouco para desenformar. Decore e leve para geladeira até a hora de servir.

 

Pão de mel

Ingredientes - 360g de chocolate meio-amargo; 3 xícaras de chá de farinha de trigo; 2 colheres de chá rasas de fermento em pó; 2 colheres de chá rasas de bicarbonato; ½ xícara de chá de chocolate em pó; 1 lata de leite condensado; A mesma medida de leite para o utilizado em leite condensado; 1 colher de chá de canela em pó; 1 colher de chá de cravo em pó; 1 colher de chá rasa de café solúvel; 1 xícara de chá de mel.

Modo de preparo - Quebre o chocolate em pedaços pequenos e reserve. Peneire a farinha junto com o fermento e o bicarbonato em uma tigela e reserve. Misture os demais ingredientes numa tigela grande. Vá acrescentando os ingredientes peneirados e mexendo bem, até obter uma massa de consistência homogênea. Despeje-a numa forma untada e leve ao micro-ondas em potência média durante 25 minutos. Deixe a massa descansar durante 5 minutos e retire do forno.

Aqueça o chocolate picado em potência média durante 3 minutos. Tire do forno e mexa até que o chocolate fique bem dissolvido. Espalhe-o sobre o bolo ainda quente, alisando a superfície com uma espátula para obter uma cobertura uniforme e brilhante. Deixe esfriar e corte o bolo em quadradinhos ou losangos e sirva.

Cheesecake de framboesa

Ingredientes - 200 gramas de biscoito maizena (massa);100 gramas de manteiga sem sal gelada em cubinhos (massa); 450 gramas de cream cheese (recheio); 4 unidades de ovo (recheio); 1 lata de leite condensado (recheio); 1 colher de chá de raspa da casca de um limão (recheio); 200 gramas de geléia de framboesa (misturada com 2 col. sopa de água).

Modo de preparo - Num liquidificador, coloque 200 g de biscoito maizena e triture até formar uma farofa. Transfira para uma tigela, junte 100 g de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos. Misture até formar uma massa homogênea.

Num refratário redondo que possa ir ao micro-ondas (26 cm de diâmetro x 5 cm de altura), coloque a massa e forre o fundo e a lateral. Leve ao forno de micro-ondas por 4 min em potência alta. Reserve.

Num liquidificador, bata 450 g de queijo tipo cream cheese, 4 ovos inteiros, 1 lata de leite condensado e 1 colher (chá) de raspa de casca de limão. Bata até obter um creme homogêneo. Coloque o creme sobre a massa (já assada) e leve ao micro-ondas por 8 min em potência alta. Deixe o cheesecake dentro do micro-ondas (fechado) por 5 min.

Após este tempo, retire o cheesecake do micro-ondas.

Espalhe 200 g de geléia de framboesa misturada com 2 colheres (sopa) de água sobre o cheesecake.

Dica: Se você preferir, a geléia de framboesa pode ser substituída pela de morango.

Pudim de Caneca

Ingredientes - Você vai começar pela calda: 1 colher (sopa) de açúcar; 1 colher (sopa) de água.

Para o pudim: 1 ovo; 8 colheres (sopa) de leite; 8 colheres (sopa) de leite condensado; 1/2 colher (chá) de essência de baunilha a gosto.

Modo de preparo - Para a calda: Misture os ingredientes da calda em uma caneca e leve ao micro-ondas por 1 minuto em potência alta. Depois vá aquecendo de 30 em 30 segundos até caramelizar. Faça o processo com cuidado para não queimar a calda. Passe a calda pela caneca para untar.

Para o pudim: Em outra caneca coloque o ovo e bate bem com o garfo. Acrescente o leite e misture bem. Coloque o leite condensado e continue misturando. Por fim, coloque a essência de baunilha caso você queira. Agora passe essa massa para a caneca já com a calda de modo que preencha 1/2 caneca ou no máximo 2/3 para não transbordar, se você achar que vai passar disso, divida a massa em outra caneca.

Leve ao micro-ondas em potência máxima por 1 minuto, se continuar líquido, deixe mais 30 segundos, mas fique de olho para não passar o ponto. Depois de 1 minuto, parece mole, porém ele continua o cozimento após desligado. Se quiser, coloque um pirex para abafar por 10 minutos para ajudar a manter o cozimento. Depois leve para a geladeira.

 

 

 

 

Outras Imagens:

  •  (Foto: )
  •  (Foto: )
  •  (Foto: )

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também