• domingo, 26 de março de 2017
  • 17:44 Icone do tempo--ºC / --ºC

Turismo

8/1/2017 às 04h40

Seis Parques Estaduais de São Paulo que você precisa conhecer neste período

Parque Estadual Restinga de Bertioga (Foto: Divulgação) Parque Estadual Restinga de Bertioga (Foto: Divulgação)

Chegaram as férias de verão! Nada melhor do que o contato com a natureza para descansar e recuperar as energias. No Estado de São Paulo, são diversas as Unidades de Conservação abertas à visitação. Os roteiros mais procurados são aqueles incluem banho de mar e de cachoeira, em águas transparentes, cenários incríveis e meio ambiente preservado. Confira abaixo, algumas dicas que escolhemos especialmente para você e agende a sua visita.

Parque Estadual Ilha do Cardoso - Cultura caiçara e belezas marinhas

Localizado no extremo sul do litoral paulista, este Parque possui grande diversidade florestal típica de Mata Atlântica Costeira, como: restingas, florestas e manguezais. Além das riquezas naturais, o parque também abriga um rico patrimônio histórico-cultural, formado por sambaquis, ruínas e comunidades tradicionais.

A Praia do Itacuruçá/Pereirinha é uma ótima opção de passeio com a família. É o lugar ideal para observar botos-cinzas, tomar banho de mar e realizar trilhas. A infraestrutura de hospedagem e alimentação é oferecida pela comunidade tradicional caiçara e os passeios são realizados por monitores ambientais credenciados. A praia tem limite de mil visitantes por dia. Para as trilhas, é necessário o uso de tênis e acompanhamento de monitor.

Endereço: Acesso pela Avenida Professor Wladimir Besnard, s/n° – Morro São João – Cananéia

Dias e horários de funcionamento: visitação de segunda a domingo 8h às 17h, com agendamento.

Ingresso: Entrada gratuita

Telefone: (13) 3851-1163 / (13) 3851-1108

E-mail: pe.ilhacardoso@fflorestal.sp.gov.br

Parque Estadual Restinga de Bertioga – Rio, mar e restinga preservada

O Parque Estadual Restinga de Bertioga forma um corredor ecológico junto ao Núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar, garantindo a proteção da biodiversidade, deste o ambiente marinho, até os pontos mais altos da Serra do Mar. As trilhas desta Unidade de Conservação têm como principais características, o contato com a restinga, que é uma área de transição entre o ambiente marinho e a Mata Atlântica. O Parque possui duas trilhas oficiais: Guaratuba e a Trilha d'Água. Em ambas, é possível mergulhar em águas cristalinas e geladas. Para esses atrativos, é obrigatória a presença de monitor credenciado.

Destaque para a paradisíaca praia do Itaguaré, com águas limpas e ondas propícias para a prática do surfe. A praia possui areia firme e é cercada por Mata Atlântica preservada, onde há uma grande diversidade de fauna e flora. O Rio Itaguaré nasce na encosta da Serra do Mar e desagua no oceano, oferecendo um lindo e diferenciado cenário. O acesso à praia de Itaguaré é livre e gratuito.

Endereço da Sede Administrativa: Rua Gonçalo da Costa, 140 – Centro – Bertioga – SP

Dias e horários de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h.

Telefone: (13) 3317-2094

E-mail:

pe.restingabertioga@fflorestal.sp.gov.br

Parque Estadual Marinho Laje de Santos – um fascinante ponto de mergulho

Este é o único Parque Marinho do Estado de São Paulo, uma ótima pedida para quem gosta de mergulhar. O Parque, localizado aproximadamente a 22 milhas náuticas da barra de São Vicente, é um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do país, devido à grande visibilidade de suas águas, que pode alcançar até 35 metros.

Para visitar, é preciso contratar uma das operadoras credenciadas para o transporte e mergulho contemplativo dos visitantes. A presença de monitores ambientais subaquáticos é uma das exigências da Portaria que define o credenciamento das Operadoras. Embarcações particulares podem visitar o PEMLS, mediante compra de ingressos na Sede Administrativa do PEMLS. O mergulho deve seguir condutas de mínimo impacto.

Endereço da Sede: Avenida Tupiniquins, n° 1009 Japuí, São Vicente – São Paulo.

Dias e horários de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h.

Ingresso: R$ 13,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.

Telefone: (13) 3567-1506 / 3567-1495

E-mail: pem.lajedesantos@fflorestal.sp.gov.br

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também