• domingo, 22 de outubro de 2017
  • 04:24 Icone do tempo--ºC / --ºC

Comportamento

8/2/2017 às 10h49

Como manter a motivação no trabalho

Você é um profissional motivado? A falta de motivação no trabalho tem se tornado um problema crônico nos dias de hoje. E muitas vezes o grau de desmotivação é tanto que é preciso contar com apoio profissional para motivar colaboradores no ambiente de trabalho. Por isso, muitas empresas estão investindo em treinamentos coaching para conseguir melhores resultados a partir de colaboradores mais engajados e motivados.

Estudo Global sobre Força de Trabalho, realizado recentemente pela consultoria em RH Towers Wats, mostrou que apenas 28% dos profissionais brasileiros se sentem altamente motivados no trabalho. Já 30% dos trabalhadores ouvidos na pesquisa relataram que se sentem insatisfeitos com as funções que realizam.

A vida profissional poderia ser um capítulo à parte na vida de uma pessoa. Se você tem sonhos e perspectivas, se diverte em seu tempo livre e gosta de trabalhar na empresa em que está empregado, as chances de você permanecer motivado profissionalmente são maiores. Porém, na prática não é bem assim que acontece com boa parte dos brasileiros

7 dicas para continuar motivado na vida profissional

O salário baixo e o grande desgaste com a rotina diária de trabalho são alguns dos principais fatores que ocasionam a desmotivação no trabalho. Contudo, existem algumas atitudes que você pode tomar para trazer sua motivação no campo profissional de volta.

Conheça seu próprio valor

A falta do reconhecimento dos chefes (o que inclui remuneração baixa) costuma ser um dos motivos principais quando o assunto é desmotivação no trabalho. Para evitar esse tipo de problema é sempre bom que você saiba o valor que tem e lute pelo seu reconhecimento.

Faça sempre o seu melhor em cada tarefa, por mais simples e banal que ela seja. Dessa forma você irá encantar seus líderes, o que certamente irá facilitar sua negociação de uma progressão salarial. Lembre-se quem é bom de verdade no que faz se destaca naturalmente. O elogio dos outros e o sucesso profissional  são consequências inevitáveis disso.

Não seja workaholic

Se você dedicar sua vida exclusivamente ao trabalho, por mais que você ame o que faz, irá se sentir saturado em pouco tempo. E o resultado será desmotivação. Então a dica é se dedicar ao trabalho totalmente durante seu expediente. Pode até fazer horas extras, se for o caso. Mas não abandone de vez sua vida pessoal. Isso desmotiva a maioria das pessoas.

Tenha uma vida equilibrada

Administre seu tempo com sabedoria entre os mais variados setores da vida como:

  • Trabalho
  • Estudos
  • Família e amigos
  • Atividades físicas e saúde
  • Lazer e vida social

Dessa forma, você ficará plenamente satisfeito com sua vida e a motivação no trabalho será consequência dessas escolhas equilibradas.

Relacione-se bem com seus colegas de trabalho

Outro ponto importante para manter a motivação no trabalho é se sentir integrado, e principalmente bem, no ambiente em que atua. E para isso, ter um bom relacionamento  com as outras pessoas que compõem a empresa é fundamental.

Saia da sua zona de conforto

Mesmice normalmente é algo que leva a falta de motivação no trabalho. Fazer tudo sempre igual e sentir que não está aprendendo mais nada costuma deixar o profissional desmotivado.

Dessa forma, por mais que seu trabalho seja cheio de rotinas, identifique oportunidades de realizar novas tarefas. Principalmente aquelas que irão desafiar você a se desenvolver como profissional.

Saiba onde quer chegar

A falta de perspectiva profissional é outra causa da falta de motivação no trabalho. Empresas que não têm plano de carreira estruturado ou não o apresenta para os profissionais costumam perder talentos regularmente.

A dica para você que está desmotivado com o cargo que ocupa é projetar onde quer chegar. A partir daí, trace planos para alcançar sua sonhada promoção. 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também