• segunda-feira, 26 de junho de 2017
  • 21:04 Icone do tempo--ºC / --ºC

Tecnologia

14/2/2017 às 16h28

5 vantagens de usar o Facebook Lite, a versão mais leve do Facebook

 (Foto: reprodução) (Foto: reprodução)

Dado o tamanho monstrouso do Facebook, seria de se esperar que o aplicativo da rede social fosse um pouco melhor. Ele é enorme, gasta um monte de bateria, acaba com o seu plano de dados num piscar de olhos e, para algumas coisas, nem funciona direito (se você quiser mandar mensagens, por exemplo, tem que baixar o Messenger, que também tem muitos desses problemas).

Felizmente, porém, a rede social teve ao menos o bom senso de lançar uma versão leve do aplicativo, voltada para celulares mais antigos com conexões mais fracas. Trata-se do Facebook Lite, que por enquanto só está disponível para Android. E, embora seja menos agradável de se utilizar, por ter um design muito mais simples, ela é melhor que o app original em muitos aspectos.

Abaixo, listamos cinco motivos para você deletar o aplicativo do Facebook do seu celular e trocá-lo pelo Facebook Lite. Confira:

1. Bateria

Poucos aplicativos gastam tanta bateria em smartphones quanto o Facebook. Segundo alguns testes, desinstalá-lo pode melhorar em 20% a autonomia da bateria e fazer outros apps funcionarem até 15% melhor. O Facebook Lite, por sua vez, não tem um impacto tão grande assim na bateria, e é uma ótima opção para quem quer fazer a energia do celular durar mais tempo, mas também não quer abrir mão de olhar as notificações da rede social.

2. Dados

Se você não muda as configurações do aplicativo ou do Android, o app do Facebook usa dados móveis em segundo plano para carregar o seu feed de notícias enquanto você não o abre. É por isso que ele consegue te mostrar tanta coisa tão rapidamente quando você o inicia. Fazer isso, contudo, acaba usando muitos dados móveis, o que pode ser péssimo para quem tem planos muito limitados. O Facebook Lite não tem esse problema e, além disso, carrega fotos e vídeos em resolução menor, o que também ajuda.

3. Espaço

Baixar o Facebook Lite exige aproximadamente 1,3 MB de espaço. Isso é muito menos do que os mais de 40 MB que o aplicativo oficial do Facebook exige. Praticamente qualquer celular tem esse espaço disponível e, se não tiver, basta apagar umas três fotos que ele aparece. Além disso, como o Facebook Lite mostra fotos e vídeos em qualidade menor, ele também ocupa menos espaço de cache (a memória dedicada a dados do aplicativo).

4. Mensagens instantâneas

Uma das maiores encheções de saco do aplicativo do Facebook é que ele te obriga a baixar o Messenger para poder conversar com seus amigos por inbox - algo que você pode fazer normalmente no computador sem precisar baixar outro programa. O Facebook Lite não tem essa frescura e permite que você converse por mensagens instantâneas normalmente, sem precisar instalar outro aplicativo no seu celular. Obviamente, os recursos são mais limitados, mas se o seu objetivo é simplesmente responder a mensagens sem muitas firulas, vale muito a pena.

5. Desempenho

O Facebook fica travando? Seu celular dá uma travada toda vez que recebe notificações do aplicativo? Deixar o Facebook aberto faz com que todo o resto do seu smartphone fique lento? Se sim, então o Facebook Lite é a solução. Ele foi feito para rodar em aparelhos mais simples e cumpre muito bem esse papel. Para alguns recursos - como acessar páginas ou grupos - ele é ainda mais rápido que o aplicativo original, em qualquer aparelho. 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também