• sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
  • 21:30 Icone do tempo--ºC / --ºC

Beleza

3/3/2017 às 02h03

Inclua o tomate no seu ritual de beleza

O tomate é rico em licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce do organismo, protege o sistema cardiovascular e também ajuda na prevenção do câncer

Rico em licopeno, vitaminas, potássio, fósforo e fibras, o suco de tomate pode muito bem acompanhar uma das refeições principais (Foto: GB Imagem ) Rico em licopeno, vitaminas, potássio, fósforo e fibras, o suco de tomate pode muito bem acompanhar uma das refeições principais (Foto: GB Imagem )

Quando o assunto é a beleza da pele ou dos cabelos, geralmente são citados cosméticos e tratamentos estéticos, sempre tratando externamente. No entanto, rosto lisinho e cabelos sedosos, com aspecto saudável, também dependem de tratamentos internos, melhor dizendo, tudo o que ingerimos influi bastante no aspecto do rosto e de todo o corpo.

Muito citados atualmente são os sucos que ganharam o status de poderosos aliados na hora de eliminar o acúmulo de toxinas, gorduras, açúcares e conservantes, e para combater aquela sensação de inchaço, dor de cabeça e indisposição. Além disso, esses sucos melhoram o funcionamento do intestino, ativam o sistema imunológico e aumentam a hidratação do corpo.

O bom e velho tomate virou uma espécie de queridinho, principalmente aquele tipo “cereja”, que tem sabor mais adocicado.

O tomate é rico em licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce do organismo, protege o sistema cardiovascular e também ajuda na prevenção do câncer. Já tem motivo de sobra para incluir o tomate não somente na salada e no suco diário, mas além dos benefícios do licopeno, é rico em vitaminas C, A e B9, e contém fibras e sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Esses nutrientes melhoram o desenvolvimento de dentes, ossos e músculos e ajudam a proteger o sistema imunológico. Com isso, as células processam os alimentos da melhor maneira possível e eliminam a gordura em excesso.

É bom dizer que tomate é tomate e, mesmo variando o formato ou o sabor (mais doce ou mais ácido), os benefícios são os mesmos. Os especialistas em Nutrição explicam que se preparados como molhos, não perdem suas propriedades, mas podem se tornar mais calóricos por causa da adição de outros ingredientes, por isso o suco aparece como alternativa mais natural e com a possibilidade de combinações diversas.

Por exemplo, bata no liquidificador, tomate, couve, cenoura e pedras de gelo. Tempere a gosto com sal. Delicioso. Experimente também misturar tomate, gengibre, abacaxi e água com gás. Tudo bem gelado. Refresca e dá sensação de saciedade. E mais, coma tomate na hora do lanche, substituindo a fruta.

Para quem pretende perder peso, uma grande “tentação” é substituir a refeição pelo suco de tomate, mas isso não é recomendável porque pode comprometer a nutrição correta do organismo. Especialistas explicam que caloricamente 100 ml de suco de tomate são iguais a uma porção de legumes, mas o suco não contém as mesmas quantidades de fibras presentes nos legumes cozidos ou frescos.

Nas receitas de sucos de tomate, a pimenta do reino moída na hora vem como aliada já que acelera o metabolismo. E nesta lista estão os outros tipos de pimenta também, mas seu uso deve ser moderado. Apenas algumas pitadas são suficientes.

O tomate também aparece como ingrediente para tratamento externo da pele. Para quem sofre com acne, duas vezes por semana aplicar a polpa do tomate nas áreas afetadas e deixar agir durante 20 minutos. Enxaguar com água fria. A dica também vale para quem tem pele muito oleosa.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também