• segunda-feira, 1 de maio de 2017
  • 03:20 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cidade

12/3/2017 às 04h39

A história de Cleony de Menezes: uma mulher de fibra

Vice-prefeita Cleony durante a posse na Prefeitura. (Foto: Arquivo / Diego Augusto Valverde) Vice-prefeita Cleony durante a posse na Prefeitura. (Foto: Arquivo / Diego Augusto Valverde)

A peemedebista Cleony Carloni Pupo de Menezes, vice-prefeita de Nova Guataporanga e presidente da Executiva Municipal do PMDB, comemorou quarta-feira,8, mais um ano de vida e também o Dia Internacional da Mulher.

Uma história de resistência e luta, de coragem e medo, curtida em derrotas e superação, temperadas de doses de grandezas e fraquezas. Conheça a história de uma mulher de fibra, que superou muitos desafios durante a sua vida, venceu preconceitose não se deixou levar pelos obstáculos.

Nascida no dia 8 de março de 1946 no município de Duartina, interior do Estado de São Paulo, filha do político e comerciante José Sebastião Pupo e a dona de casa Ida Carloni Pupo, Cleony se formou professora na década de 60 em Bauru e, em 1965, mudou-se à Nova Guataporanga para assumir uma substituição de professor primário. Foi lá que ela conheceu aquele que seria o seu marido, o escrivão de polícia José Lima de Menezes, casando-se em 1971. Foi aprovada para o concurso público de diretora de escola e assumiu a E.E. Jacinto Pernas Gomato de Nova Guataporanga, onde se aposentou.

Cleony tem quatro filhos: José Lima (in memoriam), Juscelino, Jader e Joseane; e seis netos: João Pedro, Júlio Cézar, Marco Antônio, Maria Lívia, Mateus e Miguel.

Ela se filiou ao PMDB e entrou na política logo cedo. Em 1982, aos 36 anos,foi eleita prefeita de Nova Guataporanga derrotando outros quatro candidatos ao cargo. A vitória nas urnas fez com que ela entrasse para a lista de uma das primeiras mulheres do Brasil eleita ao cargo de prefeita municipal, sendo entrevistada na época pela jornalista Marília Gabriela no programa TV Mulher da Rede Globo.

A peemedebista ficou à frente do Executivo de 1983 a 1988, num mandato que durou seis anos, e precisou se afastar do cargo de diretora de escola nesse período. Assim que deixou a Prefeitura, assumiu a Delegacia de Ensino de Dracena durante seis anos. Em 2000, foi eleita vereadora de Nova Guataporanga pelo PMDB, ocasião em que esteve na presidência da Câmara Municipal. Disputou o cargo de prefeita novamente em 2004, 2008 e 2012, mas não conseguiu ser eleita.

Cleony passou por vários desafios em sua vida: perdeu o marido em 1994 e o seu filho José Lima de Menezes Filho em 2011. Mas talvez o maior dos desafios e que quase custou a sua vida foi a diverticulite. Ela passou por quatro cirurgias em 2007, 2015 e 2016. Nessa última quase não resistiu.

Mesmo com a saúde debilitada e contra a vontade de filhos e familiares, Cleony aceitou o convide de amigos para ser a candidata a vice-prefeita de Nova Guataporanga pelo PMDB no pleito de outubro de 2016.

A história de Cleony é um exemplo de superação e de quem nunca desistiu de seus sonhos e objetivos, apesar dos inúmeros obstáculos que surgiram pelo seu caminho. Hoje, aos 71 anos, a peemedebista está na ativa como vice-prefeita de Nova Guataporanga e cheia de planos para o futuro.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também