• quarta-feira, 29 de março de 2017
  • 00:14 Icone do tempo--ºC / --ºC

Agricultura

12/3/2017 às 04h26

Após janeiro e fevereiro de intensas chuvas, produtores de hortaliças preveem recuperação das perdas

De acordo com o produtor agrícola Edson Araújo, cerca de 40% das hortaliças foram prejudicadas nos primeiros meses do ano; ainda segundo ele, a expectativa para este mês é manter a média e chegar à colheita de até 100 maços ao dia

De acordo Edson, a expectativa para este mês de março é manter a média e até chegar a 100 maços das folhas colhidas ao dia (Foto: Viviane Santos/JR) De acordo Edson, a expectativa para este mês de março é manter a média e até chegar a 100 maços das folhas colhidas ao dia (Foto: Viviane Santos/JR)

Nos primeiros meses deste ano foi registrado intenso volume de chuva em Dracena e região. De acordo com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), o mês de janeiro foi um dos mais chuvosos da média histórica com 454 mm e fevereiro com 43,5 mm de precipitação.

Para uma boa parte das pessoas, as chuvas são benéficas para amenizar as altas temperaturas e também para diversas culturas agrícolas. No entanto, nem sempre a chuva agrada boa parte dos produtores rurais.

“Eu tive muito prejuízo, ano passado foi a mesma coisa também”, relata o produtor de hortaliças, Edson Araújo que trabalha no campo há 25 anos com o cultivo.

Ainda segundo ele, a chuva da tarde desta última sexta-feira, 10, chegou a registrar no pluviômetro da propriedade rural mais de 130 milímetros de precipitação.

Conforme Araújo, a hortaliça mais prejudicada na produção durante os períodos chuvosos de janeiro e fevereiro foi a alface. “É mais sensível, tem a raiz mais raza e também devido à doença da virose.” explica.

De acordo com o produtor de hortaliças, foram colhidas cerca de 70 a 80 de maços ao dia de folhas durante os primeiros meses do ano.

Para Edson, a chuva em excesso é prejudicial à produção de hortaliças, e que segundo ele, a expectativa para este mês de março com a redução dos índices de chuvas a menos e com as altas temperaturas, a colheita possa recuperar. “A expectativa é manter a média de 70 a 80 e podendo chegar até 100 maços da colheita das folhas ao dia” disse.

Outras Imagens:

  •  (Foto: Viviane Santos/JR)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também