• sexta-feira, 26 de maio de 2017
  • 19:54 Icone do tempo--ºC / --ºC

Meio Ambiente

19/3/2017 às 02h35

Região tem lixões que precisam se adequar para evitar interdições pela Secretaria do Meio Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente (Sema) quer regularizar todos os lixões até o fim do ano, na região há cidades que precisam regularizar e em Dracena, área necessita de ampliação, informa a Cetesb

Aterro sanitário de Dracena: “ área está se findando e precisa ser ampliada”, informa a Cetesb (Foto: Arquivo/JR ) Aterro sanitário de Dracena: “ área está se findando e precisa ser ampliada”, informa a Cetesb (Foto: Arquivo/JR )

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), interditou na última sexta-feira, 10, o 12º lixão no estado, na cidade de Itapeva. Na região, foram interditados pela Secretaria neste ano os lixões de Adamantina e Osvaldo Cruz, mas ainda há riscos de interdições em outras cidades, caso não regularizados.

Segundo a gerente da Companhia Estadual Ambiental de São Paulo (Cetesb), de Dracena, Lígia Regina Prota, há lixões em municípios da região que precisam se adequar à legislação para não serem fechados. “Se não regularizarem, será pedido as interdições”, informa.

Prota aponta como itens que podem levar à interdição, a falta de licenciamento do lixão e disposição inadequada do lixo. O segundo caso (disposição), conforme Prota, é mais fácil de resolver porque depende somente de providências das Prefeituras em ordenar os resíduos sólidos.

Já o segundo caso, da falta de licenciamento, conforme a gerente, depende da elaboração de um projeto, obedecendo critérios técnicos. Na região de Dracena, conforme Prota, precisam ser regularizados os lixões de Santa Mercedes e Panorama. O de Lucélia, estava inadequado, as atividades foram paralisadas e está com prazo para regularização.

DRACENA-Já em Dracena, Prota explica que se trata de um aterro sanitário em célula e não em valas. “Pela quantidade de lixo produzida, acima de dez toneladas por dia, deve ser impermeabilizado”, acrescenta.

.Apesar de em Dracena, o aterro estar regularizado, a gerente da Cetesb faz um alerta. “A área está se findando e terá que ser ampliada”, revela.

A gerente explica ainda que os lixões e aterros são frequentemente vistoriados pela Cetesb e quando isso ocorre as condições melhoram.

Salientou também que há uma avaliação do índice de qualidade dos aterros a nível estadual que ocorre uma vez por ano e os resultados referentes a 2016, devem ser divulgados neste mês ou em abril. “O índice indica as condições dos aterros nos municípios”, conclui.

SECRETARIA – De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, (Sema), Ricardo Salles, o objetivo é até o final do ano fechar ou regularizar todos os lixões nas cidades paulistas.

O “Estado de São Paulo está mobilizado para solucionar a questão do lixo e dos resíduos sólidos em geral. As prefeituras finalmente viram que esses locais serão fiscalizados e autuados, com o rigor da lei”, afirma Salles.

Os lixões interditados no Estado na gestão de Salles, pertencem às prefeituras de Itapeva, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Cafelândia, Itápolis, Leme, Osasco, Vargem, Santa Maria da Serra, Iporanga, Adamantina e Osvaldo Cruz.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também