• quinta-feira, 21 de setembro de 2017
  • 14:29 Icone do tempo--ºC / --ºC

Comportamento

23/3/2017 às 05h54

Dez dicas para evitar o desperdício de água no dia a dia

Especialistas orientam para lavar o carro com balde e não usar mangueira (Foto: CAS Tecnologia) Especialistas orientam para lavar o carro com balde e não usar mangueira (Foto: CAS Tecnologia)

1. Tome banhos rápidos. Um banho de 15 minutos com registro meio aberto consome cerca de 135 litros de água. Em um mesmo banho de cinco minutos, com o registro fechado ao se ensaboar, você irá apenas 15 litros.

2. Ao lavar o carro, utilize baldes e não a mangueira. Com essa atitude, você gastará apenas 60 litros de água, contra os 560 litros que seriam gastos com a mangueira, se utilizada por 30 minutos.

3. Escovar os dentes por cinco minutos, com a torneira aberta pode gerar um gasto de 12 litros de água. Enquanto molhar a escova, fechar a torneira e bochechar com um copo d’água representa um consumo de apenas 0,5 litro.

4. O tipo de vaso sanitário utilizado na residência também pode influenciar no consumo de água. Um modelo comum, por exemplo, chega a gastar cerca de 14 litros de água. Já os vasos com dispositivo para economizar água, podem reduzir esse consumo para 6 litros de água.

5. Ainda sobre o vaso sanitário, é possível diminuir o fluxo da caixa de outra forma. Encha uma garrafa plástica limpa com areia ou pedra e coloque dentro da caixa de descarga. Com uma parte do espaço preenchido pela garrafa, a caixa se encherá de forma mais rápida e com menos água.

6. Coletar água de chuva para serviços diários, como lavar o chão e regar plantas também pode ser uma boa saída na hora de reduzir o consumo de água.

7. Na hora de lavar louça, organize os objetos que serão lavados. Ensaboe todos e somente depois enxague.

8. Regar as plantas no horário adequado também é importante. Isso porque, regando antes das 8h ou após às 19h, você ajuda a reduzir o processo de evaporação da água.

9. Vazamentos na torneira e na descarga são vilões do consumo consciente. No caso da descarga, em que não é tão fácil identificar o vazamento, jogue cinzas na privada. Se as cinzas não ficarem depositadas no fundo do vazo, pode ser que haja um vazamento na válvula.

10. Utilize redutores de vazões de água em torneiras e chuveiros. Esses dispositivos diminuem o fluxo da água, proporcionando uma economia ainda maior.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também