• quarta-feira, 16 de agosto de 2017
  • 10:00 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cotidiano

19/4/2017 às 08h50

Festividades de Santo Expedito esperam receber 50 mil fiéis, quase 20 vezes a população da cidade

Celebrações e praça de alimentação fazem parte da programação da festividade a Santo Expedito (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)) Celebrações e praça de alimentação fazem parte da programação da festividade a Santo Expedito (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação))

nhecida pelo turismo religioso, a cidade de Santo Expedito espera receber aproximadamente 50 mil pessoas durante as festividades alusivas ao dia do santo que dá nome ao município, celebrado nesta quarta-feira (19). O número equivale a mais de 16 vezes a população da cidade, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), gira em torno de três mil habitantes, no Oeste Paulista.

Diversas celebrações, shows e uma praça de alimentação serão disponibilizados ao público. Também faz parte da programação a 20ª Romaria de Cavaleiros, que contará com cerca de mil amazonas e cavaleiros.

As celebrações serão campais na praça da Igreja Matriz da cidade. O padre da Paróquia de Santo Expedito, Umberto Laércio Bastos de Souza, informou ao G1 que a parte estrutural para a programação já está pronta, como as barracas e a praça de alimentação. Os serviços que estiverem no entorno do templo religioso destinarão o dinheiro às obras de construção do Santuário de Santo Expedito. “Já estamos na fase de cobertura e a previsão de inauguração é para 2019”, disse.

“Além das celebrações religiosas, o ponto alto é a cavalgada”, destacou ao G1 o padre. “É prevista a participação de mais de mil amazonas e cavaleiros. Eles saem de um sítio a uns dois quilômetros de Santo Expedito e seguem para a praça da Matriz”, explicou ainda. Além disso, o pároco salientou que aguarda 50 mil pessoas durante toda a festividade, que vai de 19 a 23 de abril.

O dia 19 de abril é dedicado a Santo Expedito e, conforme relatou o padre ao G1, desde o ano 2000 há a peregrinação na cidade, devido ao nome, e existe todo um trabalho dedicado à data. O cidadão da Armênia tornou-se santo porque foi um mártir educado pelo Evangelho e determinado às causas justas e urgentes. “Fazemos o convite para devotos ou não do santo, àqueles que são religiosos, para visitarem a cidade e também o santuário [em construção]”, declarou.

 
Santo Expedito é o padroeiro das causas justas e urgentes (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)Santo Expedito é o padroeiro das causas justas e urgentes (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)

Santo Expedito é o padroeiro das causas justas e urgentes (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)

Celebrações e praça de alimentação fazem parte da programação (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)Celebrações e praça de alimentação fazem parte da programação (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)

Celebrações e praça de alimentação fazem parte da programação (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)

 

Programação

 

Na quarta-feira (19):

 

  • 10h – Missa campal em ação de graças ao aniversário de 59 anos no município
  • 11h30 – Cavalgada – 20ª Romaria de Cavaleiros
  • 14h – Show com Osmar Veronezi
  • 15h – Missa campal em louvor a Santo Expedito
  • 18h – Show com Frei Zeca
  • 19h30 – Santa Missa campal

 

Na sexta-feira (21):

 

  • 10h – Santa Missa
  • 15h – Santa Missa de encerramento das festividades
  • 19h30 – Santa Missa

 

Segundo o padre Umberto, nos dias 22 e 23 a praça de alimentação continuará no local e também haverá missas. As celebrações serão realizadas às 10h e às 19h30.

Celebrações e praça de alimentação fazem parte da programação (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)Celebrações e praça de alimentação fazem parte da programação (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)

Celebrações e praça de alimentação fazem parte da programação (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)

Padre Umberto convida fiéis para participação nas festividades (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)Padre Umberto convida fiéis para participação nas festividades (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)

Padre Umberto convida fiéis para participação nas festividades (Foto: Pascom/Santuário de Santo Expedito/Divulgação)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também