• terça-feira, 27 de junho de 2017
  • 05:52 Icone do tempo--ºC / --ºC

Economia

12/5/2017 às 05h05

Novo lote de contas inativas do FGTS é liberado hoje: O que fazer com o valor?

A renda extra vem em boa hora, mas é preciso cuidado para não colocar em risco a reserva financeira construída após meses - ou anos - de trabalho

Na agência da CEF em Dracena assim como em municípios da região haverá atendimento especial  (Foto: Viviane Santos/JR) Na agência da CEF em Dracena assim como em municípios da região haverá atendimento especial (Foto: Viviane Santos/JR)

Hoje, 12 de maio, será liberado o saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os nascidos em junho, julho e agosto. Neste, que é o terceiro lote do calendário de saques, R$ 10,8 bilhões estarão disponíveis para 7,6 milhões de trabalhadores. Desde o início do ano, os saques já somaram R$ 16,6 bilhões.

A renda extra vem em boa hora, mas é preciso cuidado para não colocar em risco a reserva financeira construída após meses - ou anos - de trabalho, de acordo com o presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos.

“Muitas pessoas usam rendas extras sem considerar sua situação financeira atual. Infelizmente, isso é comum. Portanto, procure levantar seus números e ter consciência se está em situação de equilíbrio, endividamento, inadimplência ou se é investidor. O ideal é que a quantia possa melhorar a qualidade de vida da pessoa e família, não apenas agora, mas especialmente no futuro. Afinal, o objetivo principal da existência desse fundo é ser um arrimo para o trabalhador em caso de demissão”, orienta Reinaldo Domingos.

Confira abaixo orientações para quem está em situação de inadimplência, de equilíbrio financeiro e também para quem já tem o hábito de investir.

EM SITUAÇÃO DE INADIMPLÊNCIA

Caso o valor a ser resgatado seja suficiente para quitar alguma dívida em atraso em sua totalidade, é interessante agir dessa forma. Mesmo assim, é válido negociar e conseguir descontos, diminuindo parte da dívida, para então fazer o pagamento à vista. Por outro lado, se não for para quitar 100% da dívida, avalie a opção de investir o valor para ter força para negociar no futuro.

De uma forma ou de outra, o principal a ser feito nessa situação delicada é se educar financeiramente, ou seja, mudar seu comportamento para não mais retornar à inadimplência. O primeiro passo é olhar para a sua situação de forma honesta e levantar todos os números, traçando um planejamento para renegociar a dívida – agora ou no futuro – em parcelas quem respeitem o orçamento mensal.

EM SITUAÇÃO EQUILIBRADA OU DE INVESTIDOR

Ainda não ter um objetivo estabelecido para o uso dessa renda extra é preocupante, pois na ausência de uma meta, o valor pode acabar sendo utilizado em compras supérfluas e de pouca importância, ao invés de contribuir para a conquista de um sonho. Cada pessoa deve ter no mínimo três: um de curto prazo (a ser realizado em um ano), outro de médio prazo (entre um e dez anos) e outro de longo prazo (a ser realizado a partir de dez anos).

Tanto na situação de equilibrado ou de investidor, é orientável fazer o saque das contas inativas assim que possível e aplicar o valor em investimentos como poupança, CDB ou tesouro direto, entre outras, que rendam mais do que o FGTS. A modalidade escolhida precisa corresponder ao prazo em que se deseja realizar o sonho, tendo em vista a possibilidade de resgatá-lo no momento desejado sem perder rendimentos. (Fonte: DSOP Educação Financeira)

 

Confira o horário de funcionamento das agências da CEF na cidade e região

Na região irão funcionar em horários especiais as agências de Dracena, Adamantina, Junqueirópolis e Panorama. Segundo a assessoria de imprensa da CEF em Presidente Prudente, as agências dos quatro municípios, vão abrir hoje, 12, segunda, 15 e terça-feira, 16, duas horas mais cedo, às 8h e vão fechar às 15h. Já amanhã, 13, o plantão da CEF será das 9h às 15h.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também