• quinta-feira, 19 de outubro de 2017
  • 12:42 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cotidiano

13/5/2017 às 05h36

Alunos de Zootecnia conheceram a dinâmica da Associação de Produtores Rurais

Grupo de acadêmicos durante a visita ao laticínio  (Foto: Divulgação) Grupo de acadêmicos durante a visita ao laticínio (Foto: Divulgação)

A EcoZoo - Empresa Junior de Zootecnia - organizou na segunda-feira, 8, uma visita técnica-didática ao laticínio da Associação dos Produtores Rurais de Dracena (APRD), com a participação de 34 alunos do curso de Zootecnia da FEIS/Unesp. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e compreender na prática o funcionamento de uma Associação de Produtores Rurais.

O grupo de alunos foi recebido pela Presidente da APRD Gislaine Oliveira dos Santos Gomes, que explicou sobre o funcionamento da APRD e sua importância para a comercialização do leite produzido pelos pequenos agricultores, assim como para o fortalecimento do setor produtivo. A Presidente Gislaine também apresentou os equipamentos e procedimentos envolvidos no processo da pasteurização e comercialização do leite.

Atualmente o laticínio da APRD recebe cerca de 4.500 L de leite/dia e tem capacidade para até 10.000 L/dia. A APRD tem mais de 100 famílias associadas e recolhe o leite dos produtores de Dracena e outras cidades da região.

A presidente Gislaine informou que a APRD tem como metas iniciar a fabricação de bebidas lácteas e queijos, sendo que as instalações já estão completas para tais atividades, no entanto a APRD precisará de profissionais capacitados para a assistência técnica, sendo a contratação de um Zootecnista uma das metas para o futuro.

A APRD comercializa os produtos em 7 municípios através dos programas para agricultura familiar do Governo Federal, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além do leite há também um projeto paralelo, onde a APRD recolhe os hortifrútis e auxilia os produtores no processamento e comercialização, como a produção de polpas de frutas congeladas.

A visita organizada pela EcoZoo foi parabenizada pelos alunos do curso de Zootecnia, que fizeram diversas perguntas e apresentaram interesse em realizar estágio dentro do laticínio, mostrando a importância de proporcionar vivências reais no amplo mercado de trabalho do Zootecnista.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também