• segunda-feira, 20 de novembro de 2017
  • 13:24 Icone do tempo--ºC / --ºC

Esporte

12/7/2017 às 04h06

Atletas da Adef Suli de Dracena preparam-se para as disputas do 61º Jogos Regionais de Osvaldo Cruz

Ao todo serão nove portadores de deficiência física da entidade, que irão competir nas modalidades de atletismo e natação, sendo o terceiro ano consecutivo da participação em Jogos Regionais

Ao todo serão nove atletas da Adef Suli de Dracena que irão disputar em duas modalidades esportiva, no 61º Jogos Regionais de Osvaldo Cruz
 (Foto: Cedida/ Vagner Cavalcante) Ao todo serão nove atletas da Adef Suli de Dracena que irão disputar em duas modalidades esportiva, no 61º Jogos Regionais de Osvaldo Cruz (Foto: Cedida/ Vagner Cavalcante)

Superar os limites do corpo e da mente. Essas duas palavras resumem bem, a vida de qualquer esportista, sendo ele profissional ou amador em treinamentos e competições para superar as “barreiras pelo caminho do esporte”, e é dessa maneira, que noves atletas da Associação de Pessoas com Deficiência física (Adef) Superando Limite (Suli) de Dracena, preparam-se nos treinamentos paras as disputas em provas do atletismo e da natação, para o 61º Jogos Regionais de Osvaldo Cruz.

O evento esportivo regional tem início previsto para o próximo dia 18, com a abertura oficial no dia 20, às 19h, no Conjunto Esportivo Jubileu de Ouro, mas sob o comando técnico de atlestimo e professor de educação física, Vagner Cavalcante, desde o começo do ano, os atletas da Adefi Suli de Dracena que irão representar a cidade nas disputas dessas duas modalidades esportivas, vem se preparando para os Jogos Regionais.

Segundo o professor de educação física e técnico de atletismo, os atletas portadores de deficiência física da Adefi Suli já vêm trabalhando com a parte do desenvolvimento físico e mental e que nesses últimos meses e até antes da competição dos Jogos Regionais, os treinamentos voltados à flexibilidade e força com os atletas deficientes (ACD), para se adequar a modalidade do atletismo e também da natação.

Conforme Vagner Cavalcante, esse será o terceiro ano que os atletas deficientes da Adef Suli irão disputar os Jogos Regionais na modalidade de atletismo, que segundo o mesmo, no primeiro ano de participação da entidade, um atleta que competiu acabou conquistando três medalhas de ouro e na última edição, quatro atletas competiram e conquistaram nove medalhas ao todo, sendo: seis medalhas de ouro, duas pratas e uma bronze.

De acordo com Cavalcante, neste 61º Jogos Regionais de Osvaldo Cruz, nove atletas com deficiência (ACD), entre cadeirantes, amputados, paralisia infantil e cerebral e hemiplégico, com média de idade de 20 a 39 anos irão competir em provas de arremesso de peso e lançamento de dardo e disco do atletismo.

Segundo o professor de educação física e técnico de atletismo, as competições do atletismo e da natação ocorrerão entre os dias 22 e 25 a 27, respectivamente.

Ainda de acordo com ele, dos nove atletas, cinco deles irão disputar também, em provas da natação, sendo a primeira vez que irão competir na modalidade esportiva em Jogos Regionais.

“A tendência é de termos resultados positivos, pois aumentou o número de atletas com deficiência”, disse Vagner Cavalcante, sobre a expectativa de conquistas de medalhas nesta edição dos Jogos Regionais em comparação aos anos anteriores.

Associação Adef Suli Dracena

Atualmente, a Associação de Pessoas com Deficiência Física Superando Limites (Adef Suli), atende cerca de 40 a 50 assistidos entre crianças e adultos, com trabalhos voltados na fisioterapia, musicalização como: coral e aulas de instrumentos musicais, atendimentos e suporte de profissional na área da Assistência Social e também do esporte.

A entidade não governamental é presidida por Josmar Delovo, no qual ela é mantida através repasses públicos, eventos beneficentes realizados anualmente em prol da associação e de doações.

Outras Imagens:

  •  (Foto: Cedida/ Vagner Cavalcante)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também