• sábado, 16 de dezembro de 2017
  • 22:39 Icone do tempo--ºC / --ºC

Agricultura

26/7/2017 às 04h45

Programa de Sanidade em Agricultura Familiar do IB será apresentado em evento para comemorar o Dia do Agricultor

O Encontro Regional de Agricultores será realizado nesta sexta-feira em Dracena

No Dia do Agricultor, comemorado na sexta-feira - 28 de julho -, o Instituto Biológico (IB-APTA) apresentará o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) durante o Encontro Regional de Agricultores, que será realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em Dracena. O evento, promovido em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), busca divulgar políticas públicas para a agricultura familiar.

O Prosaf é um programa coordenado pelo Instituto Biológico que já ajudou mais de dois mil produtores rurais paulistas a melhorarem a sanidade vegetal e animal em suas propriedades. Lançado em 2009, o Programa realiza ações de curto, médio e longo prazo com a identificação de pragas e doenças que ocorrem nas propriedades e com propostas técnicas de manejo para melhorar a produção.

“O resultado é o aumento da renda, a melhoria na qualidade dos produtos ofertados aos consumidores, a redução no uso de produtos químicos e a produção com sustentabilidade”, afirma Antonio Batista Filho, pesquisador e diretor-geral do IB. Durante o evento serão apresentadas informações gerais sobre o Programa. “Também exibiremos vídeos com tecnologias sustentáveis desenvolvidas pelo IB e apostilas usadas durante os treinamentos”, afirma.

O Programa de Sanidade em Agricultura Familiar trabalha a partir das demandas dos agricultores paulistas. São eles que entram em contato e solicitam a visita dos pesquisadores. Na propriedade, as pragas e doenças que estão afetando a produção são identificadas e, com base nos diagnósticos, os pesquisadores propõem treinamentos para solucionar o problema.

Aproximadamente 30 cidades paulistas já receberam treinamento do Prosaf, como Pindamonhangaba, Paraibuna, Guaratinguetá, Arujá, Dracena, Votuporanga e Nova Granada. Os pesquisadores do IB já promoveram treinamentos em plantas ornamentais e medicinais, hortaliças, frutas, citros, carrapatos, mastite e protozoários que atacam vacas leiteiras.

No site do IB, os interessados podem assistir a vídeos sobre tecnologia sustentáveis e baixar apostilas usadas nos treinamentos do Prosaf. Para entrar em contato a agendar um treinamento do Programa, os interessados devem ligar no (11) 5087-1704 ou enviar e-mail para hojo@biologico.sp.gov.br.

O Prosaf é coordenado pelo IB e realizado em parceria com as unidades regionais da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), prefeituras municipais, associação de produtores e cooperativas.

Encontro Regional de Agricultores - As políticas públicas do Governo do Estado de São Paulo para fomentar a agricultura familiar e o lançamento do Plano Mais Leite, Mais Renda serão apresentadas nesta sexta-feira (28), das 8h às 17h, em Dracena, no Encontro Regional de Agricultores. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para comemorar o Dia do Agricultor.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também