• terça-feira, 22 de agosto de 2017
  • 15:41 Icone do tempo--ºC / --ºC

Datas Comemorativas

2/8/2017 às 05h40

Instituição Novo Amanhecer completa 39 anos de atividades em Dracena

A entidade proporciona gratuitamente atividades de educação, cultura e desporto, saúde e nutrição, trabalho, educação e lazer aos adolescentes e jovens

Evento realizado na instituição para boas-vindas aos novos alunos em fevereiro deste ano
 (Foto: Divulgação/Facebook) Evento realizado na instituição para boas-vindas aos novos alunos em fevereiro deste ano (Foto: Divulgação/Facebook)

A Instituição Novo Amanhecer “Guiomar C. A. da Silva” (INA) completou 39 anos de atividades em Dracena, ontem (1º/8). Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do jovem, preparando para o exercício da cidadania e qualificando para o trabalho, a entidade proporciona atividades de educação, cultura, desporto, saúde, nutrição, trabalho e lazer, atendendo aos interesses e necessidades básicas dos menores (de 13 anos a 17 anos e dez meses), provenientes de famílias de baixa renda.

Para alcançar isso, a INA cria e mantém oficinas de orientação cultural, profissional e técnica, coloca jovens e adolescentes em caráter educativo-laboral, compatíveis com sua idade e sem prejuízo de sua frequência escolar, à disposição de empresas, com o objetivo de proporcionar-lhes a profissionalização, através de contrato de adesão empresarial/profissional, sendo os atendimentos em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A entidade é legalizada, possui certificado de filantropia, de utilidade pública municipal, estadual e federal e está inscrita devidamente no Conselho Nacional da Assistência Social e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A INA vem, juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal, atender a esses jovens, assegurando seus direitos como cidadãos.

Além da equipe qualificada, a INA dispõe de estrutura confortável e que atende a todas as exigências. Os jovens e suas respectivas famílias têm o benefício de serem atendidos por uma equipe de profissionais na área social, onde se trabalha o fortalecimento de vínculos familiares (Clube de Pais). Também contam com o apoio e parcerias nas áreas de oftalmologia, odontologia e psicologia. A alimentação é saudável, balanceada e tem o acompanhamento de nutricionista. São realizadas muitas atividades diferenciadas como palestras, dinâmicas, rodas-de-conversa, filmes, visitas, eventos e outras atividades extraclasse visando sempre a atualização, o interesse de todos e o bem estar dos jovens.

Programa de Qualificação de Aprendizagem (PQA) - A INA desenvolve este programa para atender adolescentes e jovens a partir dos 14 anos na conquista do primeiro emprego. O perfil dos jovens é abrange adolescentes de ambos os sexos, de 14 a 17 anos e 10 meses que estejam matriculados e frequentando a instituição, matriculados no ensino regular e cursando pelo menos a 6ª série do ensino fundamenta e adolescentes de ambos os sexos, de 18 a 24 anos em programa de aprendizagem específico para a idade.

Programa de Aprendizagem - O Programa de Qualificação de Aprendizagem da INA se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem e a contratação de aprendizes é regida pelos artigos 428 a 433 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, regulamentada pelo decreto nº. 5598 / 2.005. O programa foi elaborado pela instituição de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, e com as formalidades e diretrizes expressas na portaria nº615 de 13/12/2, para atender especificadamente às necessidades de profissionalização de aprendizes para assim contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida.

História - Inicialmente denominada Casa do Pequeno Trabalhador, por determinação do então prefeito Paulo Tahara, com o objetivo de dar amparo às crianças carentes, que perambulavam pelas ruas, assistir, educar e integrar o menor na comunidade por meio de atividades de educação, cultura, desporto, saúde e nutrição, trabalho e lazer, de acordo com os interesses e necessidades básicas dos menores na faixa etária de 7 a 18 anos.

A primeira atividade desenvolvida foi a conscientização para um trabalho no comércio e o Grupo dos Engraxates, que alcançou o êxito sendo necessária a criação de mais atividades. A partir daí foi criado a Polícia Mirim e Zona Azul, chegando a ter, na época, 167 menores, sendo 10 estagiários, 45 engraxates, 72 na zona azul e 40 policiais mirins no comércio.

 

Cursos Oferecidos

1. Repositor de Mercadorias (14 anos)

2. Assistente de Vendas (14 anos)

3. Assistente de Escritório (14 anos)

4. Assistente Bancário (14 anos/ 18 anos)

5. Assistente em Hospitais e Clínicas (18 anos)

6. Assistente em Educação (18 anos)

7. Assistente Administrativo (18 anos)

8. Assistente de Vendas/ Frentista (18 anos)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também