• terça-feira, 17 de outubro de 2017
  • 22:05 Icone do tempo--ºC / --ºC

Saúde

9/8/2017 às 08h35

Prevenção na terceira idade é fundamental para qualidade de vida

Geriatria é a especialidade médica que tem por finalidade cuidar da saúde do idoso, especialmente se preocupa em prolongar a vida com saúde. A médica geriatra Elaine Ortigosa explica que ao longo da vida a capacidade funcional vai reduzindo e na terceira idade é importante manter a independência e prevenir incapacidades, assim garantindo uma boa qualidade. “Nesta fase é importante focar sempre na prevenção, pois até o idoso aparentemente saudável requer cuidados” avalia.

A especialista pontua que envelhecer é um processo biológico e a geriatria cuida da qualidade de vida dos idosos, levando em conta os aspectos ambientais, sociais e culturais. “A prevenção de doenças em idosos pode ser conseguida através de algumas mudanças nos hábitos de vida tais como: uma alimentação mais adequada, atividades físicas, busca do equilíbrio emocional, controle do tabagismo, da obesidade e do uso abusivo de drogas”, aconselha.

De acordo com a cronologia, são considerados idosos aqueles indivíduos que estiverem com idade acima de 60 anos, para países em desenvolvimento e 65 anos, para países desenvolvidos. Segundo a médica é a partir desta idade que os órgãos vão ficando mais frágeis, com mais facilidade para adquirir doenças devido à gradual perda da capacidade funcional e justamente por isso, é importante focar a prevenção, pois nem sempre o paciente irá manifestar sintomas de doença. “O organismo do idoso apresenta características próprias, com o envelhecimento, problemas orgânicos de naturezas diversas que antes eram controladas, como uma hipertensão arterial sistêmica, podem se agravar”, diz.

A médica ressalta que o objetivo é tentar fazer com que os pacientes possuam uma velhice mais tranquila e sem desconforto para que possam manter um ritmo de vida saudável independente e feliz.

ATENDIMENTO DOMICILIAR

A visita domiciliar traz consigo um significado simbólico muito forte: aproxima e fortalece laços de relação médico-paciente uma vez que o paciente abre o espaço da sua casa para a figura médica, estreitando laços de amizade e confiança com a finalidade de bem-estar mútuo, conservando e enriquecendo essa relação.

Para o paciente e seus familiares, a visita representa um cuidado especial, fortalece o vínculo com o profissional. Para a figura médica, além desse processo de confiança, também dá oportunidade para conhecer o ambiente familiar que seu paciente se encontra; permitindo algumas observações que só são possíveis compartilhando esses momentos, como por exemplo: organização dos medicamentos de uso diário, disposição da cama no quarto em relação à janela, tapetes e objetos que podem aumentar chances de quedas, o que significa dizer que a figura médica tem um olhar cuidador e preventivo que no dia-a-dia passa despercebido aos olhares não treinados.

No domicílio, o médico entra em contato com um mundo diverso daquele do consultório e pode ter a oportunidade de ampliar seu entendimento da vida cotidiana das pessoas que atende ao mesmo tempo em que precisa orientar estas pessoas e seus problemas de saúde. (Dra. Elaine S. M. Ortigosa - CRM: 112.354 /SP – Atendimento domiciliar : 18 – 99772 - 1151).

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também