• segunda-feira, 20 de novembro de 2017
  • 04:05 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cultura

22/8/2017 às 18h50

Escolas municipais comemoram o Dia do Folclore

Professores e alunos da EMEI Cantiga de Ninar em uma das atividades da Semana do Folclore (Foto: Divulgação) Professores e alunos da EMEI Cantiga de Ninar em uma das atividades da Semana do Folclore (Foto: Divulgação)

O Dia do Folclore, ontem, 22, foi comemorado nas escolas municipais de Dracena, com uma série de atividades desenvolvidas em salas de aula, exposições na cidade e exibições de filmes sobre essa manifestação cultural brasileira.

Na Emei Cantiga de Ninar, localizada no bairro Emílio Zanata e que atende 310 alunos na faixa etária de quatro meses a quatro anos, assim como nas demais unidades municipais de Ensino, o tema Folclore começou a ser trabalhado com os estudantes desde a semana passada.

De acordo com a coordenadora da Emei, Neusa Maria Matioli, as crianças tiveram contato com as estórias e lendas de personagens do folclore nacional, como o saci Pererê, a mula sem cabeça, o boi bumba, a sereia, a cuca, entre tantos outros que despertam a atenção das crianças.

“É preciso manter essa tradição cultural aos alunos de forma lúdica e interativa, deixando um pouco de lado a informatização que predomina os dias de hoje é um aprendizado que vão levar para a vida inteira e durante as suas formações saberão distinguir o mito dos personagens”, enfatiza.

Nas salas de aula, o tema é abordado em obras de escritores como Monteiro Lobato, uma dos mais expressivos símbolos da literatura infantil do Brasil, com um rol de personagens que fazem parte do folclore brasileiro, a exemplo do saci, da cuca, o lobisomem, a mula sem cabeça, boitatá, iara e o curupira.

Os professores da Emei vivenciaram a Semana do Folclore com os alunos desenvolvendo uma série de atividades, em algumas estilizados dos personagens do folclore, como a cuca, a sereia e o saci.

Também foi instalada uma sala de cinema para os alunos com a exibição de filmes sobre o folclore.

O projeto nas escolas municipais envolveu também outros aspectos do folclore nacional, como a rica culinária do país que tem relação com a época da escravidão e da colonização européia no Brasil.

Além das atividades nas escolas, o projeto da Secretaria de Educação incluiu exposições em espaços públicos, como a Prefeitura e privados da cidade, a exemplo do Banco do Brasil, no Sicred entre outras instituições.

SIGNIFICADO - Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, culinária, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também