• sábado, 18 de novembro de 2017
  • 17:17 Icone do tempo--ºC / --ºC

Economia

4/9/2017 às 11h24

Número de recuperações judiciais cresce 25,5% em agosto, revela Serasa Experian

De acordo com Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, em agosto foram requeridos 172 pedidos de recuperações judiciais, alta de 25,5% em relação a agosto de 2016, quando foram registrados 137 pedidos. Já em relação a julho deste ano, os pedidos aumentaram 33,3%. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial em agosto de 2017, com 100 pedidos, seguidas pelas médias (50) e pelas grandes empresas (22).

No acumulado de janeiro a agosto de 2017, foram requeridos 986 pedidos de recuperações judiciais, queda de 20,2% do que o registrado no mesmo período em 2016. De janeiro a agosto de 2016, foram 1.235 ocorrências contra 766 em 2015. Nestes sete meses de 2017, as micro e pequenas empresas tiveram 573 pedidos, seguidas pelas médias (266) e pelas grandes empresas (147).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta dos pedidos de recuperação judicial em agosto, a única do ano até agora, deve ser encarada como um movimento pontual e esporádico. Por isso, não reflete nenhuma reversão na tendência de diminuição destes pedidos, que vem sendo a tônica deste ano de 2017.

Falências

 

Na análise mensal, o Indicador verificou alta de 2,5% nos requerimentos de falências em agosto em relação ao mesmo mês de 2016 (165 contra 161). Na comparação com julho deste ano, houve aumento de 5,1%. Na verificação mensal de julho, as MPEs também ficaram na frente com 95 requerimentos, seguidas pelas médias empresas, com 29, e as grandes com 41.
 
De janeiro a agosto, foram realizados 1.151 pedidos de falência em todo o país, queda de 5,6% em relação aos 1.219 requerimentos efetuados no mesmo período em 2016. De janeiro a agosto de 2015, o número de pedidos de falência totalizou 1156. Dos 1151 requerimentos de falência efetuados nos sete meses de 2017, 606 foram de micro e pequenas empresas, 248 médias e 297 de grandes.
 
 *Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:

 

Legenda:

Recuperação Requerida: Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.

Recuperação Deferida: A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.

Recuperação Concedida: Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas às exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.

A série histórica deste indicador está disponível em:

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

 

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também