• quinta-feira, 21 de setembro de 2017
  • 02:23 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cidade

5/9/2017 às 04h24

Unifadra abrirá o VIII ECAP com palestra de Neurociências e Educação

As inscrições e mais informações sobre o evento estarão disponíveis no site da FUNDEC (www.fundec.edu.br) a partir do dia 15 de setembro

O neurologia Dr. Marco Antônio Arruda abrilhantará a  abertura do ECAP (Foto: Assessoria) O neurologia Dr. Marco Antônio Arruda abrilhantará a abertura do ECAP (Foto: Assessoria)

A Faculdade Unifadra, unidade mantida pela Fundec, realizará a 8ª edição do ECAP (Encontro Científico da Alta Paulista), que será realizado em Dracena/SP, entre os dias 6 e 10 de novembro de 2017. O neurologista Dr. Marco Antônio Arruda abrilhantará a abertura do evento com palestra sobre Neurociências e Educação.

Ele é neurologista da infância e adolescência, mestre e doutor em Neurologia pela Universidade de São Paulo e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI) e da International Mind, Brain and Education Society, entre outras. É também membro do comitê científico da Associação Brasileira de Dislexia e da Associação Brasileira de Déficit de Atenção.

Segundo a diretora acadêmica da Unifadra Profª Me. Jaqueline Bergara Kuramoto, este será um momento especial para a comunidade acadêmica e para os profissionais das áreas da saúde e da educação, pois receberemos um profissional de reconhecimento nacional e internacional. "A participação do Dr. Marco Antônio Arruda trará um espaço único de aprendizagem e troca de conhecimentos nas áreas das neurociências e educação", destacou Kuramoto. Além disso, completou a diretora, outros excelentes convidados participarão do evento nas demais noites, trazendo conhecimentos das áreas específicas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arte, Educação Física, Enfermagem, Letras, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. "O ECAP contribui todos os anos para a formação dos acadêmicos e para a atualização dos profissionais do nosso município e da região", ressaltou.

Ainda no currículo do Dr. Marco Antônio Arruda, em 2006 ele introduziu no Brasil a Neurociência da Educação através da criação da Comunidade Aprender Criança, uma comunidade virtual, acadêmica e gratuita que visa desenvolver a interface entre as Neurociências e a Educação.

Arruda é diretor do Instituto Glia e do Glia Educacional, criado em 2006 na cidade de Ribeirão Preto. O Instituto atua em várias áreas, contando na área clínica com profissionais que atendem crianças, adolescentes e adultos com os mais variados problemas neuropsiquiátricos, com foco de atuação em desenvolvimento infantil, cognição e cefaléias. Destaca-se também na área de pesquisas populacionais. De 2009 a 2011, coordenou o Projeto Atenção Brasil: um amplo estudo populacional que avaliou oito mil crianças e adolescentes em 87 cidades de 18 estados brasileiros, identificando fatores de risco e proteção para a saúde mental e desempenho escolar, resultando na publicação da "Cartilha do Educador, educando com a ajuda das Neurociências". De 2012 a 2014, coordenou um grupo de renomados pesquisadores brasileiros na organização da "Cartilha da Inclusão Escolar, inclusão baseada em evidências científicas". Ambas as cartilhas encontram-se disponíveis para download gratuito no site da comunidade (www.aprendercrianca.com.br).

As inscrições e mais informações sobre o evento estarão disponíveis no site da FUNDEC (www.fundec.edu.br) a partir do dia 15/09/17.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também