• quinta-feira, 21 de setembro de 2017
  • 02:26 Icone do tempo--ºC / --ºC

Esporte

13/9/2017 às 18h04

Paris e Los Angeles confirmadas como sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028

Em Paris, logo após a confirmação da cidade como sede dos Jogos, foi revelado um monumento com os cinco aros olímpicos em frente à torre Eiffel (Foto: Ian Langsdon/EFE) Em Paris, logo após a confirmação da cidade como sede dos Jogos, foi revelado um monumento com os cinco aros olímpicos em frente à torre Eiffel (Foto: Ian Langsdon/EFE)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou hoje (13), em sessão realizada em Lima, no Peru, as cidades de Paris e Los Angeles como sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028, respectivamente.

O presidente da França, Emmanuel Macron, agradeceu ao COI pela escolha de Paris para sediar os Jogos de 2024 e assegurou que a capital francesa "encarna os valores do olimpismo", ao mesmo tempo em que pediu "a mobilização de todo o país" para organizar o evento.

"Esta vitória é de vocês. O COI reconheceu a imagem e os valores da França, a sua vontade de levar mais alto os valores do olimpismo que Paris encarna", declarou o presidente francês em uma mensagem de teve transmitida das Antilhas, onde ele visita os locais arrasados pelo furacão "Irma".

Macron comentou que esta vitória indica que o COI destacou a defesa do "multilateralismo" que a França exerce no mundo, mas também "a energia e a capacidade" dos franceses para organizar estes eventos. A partir de agora, segundo ele, o país "tem pela frente sete anos para preparar Jogos que serão de Paris, mas que também serão de todo um país que deve mobilizar-se".

Já os representantes da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2028, Los Angeles, disseram que pretendem revolucionar o megaevento e levá-lo a uma nova era, segundo informaram os integrantes da candidatura da cidade californiana diante do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Com o lema "Follow the Sun" ("Siga o Sol", em inglês), a cidade incentivou o movimento olímpico a olhar em direção ao futuro para repensar os Jogos, de modo que se baseiem nos valores do esporte e na união entre pessoas de diferentes culturas e origens.

Nas palavras do prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, "é necessário mudar", como soube fazer a candidatura americana, que aceitou não competir com Paris para os Jogos Olímpicos de 2024 em troca de sediar a edição de 2028, conforme acordo feito com o COI.

"Há apenas dois anos, nunca pensáriamos que estaríamos neste palco, mas sabíamos que o objetivo de Los Angeles era fazer o correto para o movimento olímpico. Não pensávamos em mudar a data, mas mudamos", reconheceu o governante.

Garcetti indicou que o lema escolhido não é uma referência ao maravilhoso clima da Califórnia, e sim que, "ao seguirmos o sol, podemos chegar ao amanhã para melhorar o que fizemos hoje, e essa é a essência do esporte: poder ser melhores".

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também