• segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
  • 21:01 Icone do tempo--ºC / --ºC

Região / Tupi Paulista

4/10/2017 às 07h42

Mais de 400 crianças recebem brinquedos restaurados em Tupi Paulista

O projeto é desenvolvido pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tupi Paulista (Acatupi) com o apoio de voluntários

Alguns dos integrantes da Acatupi durante a entrega dos brinquedos (Foto: JR) Alguns dos integrantes da Acatupi durante a entrega dos brinquedos (Foto: JR)

 

“Ver o sorriso no rosto das crianças é muito gratificante. Me sinto muito feliz e realizada”, revelou a coordenadora do projeto Um olhar sustentável, Lourdes Grassi.

O projeto, que é desenvolvido há três anos pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tupi Paulista (Acatupi) com o apoio de voluntários, tem como objetivo recuperar brinquedos descartados na reciclagem para entrega-los às crianças que estudam na rede municipal.Neste ano, a entrega ocorreu na tarde de segunda-feira (2), na quadra da escola municipal Ana Thereza Coppetti Ferreira, quando 460 brinquedos recuperados, entre bonecas, bolas, carrinhos, pelúcias entre outros, foram entregues às crianças. Também foram entregues seis bicicletas (duas para cada escola). Voluntários, autoridades, convidados, familiares dos catadores e das crianças lotaram a quadra da escola municipal.

A coordenadora do projeto conta que a ideia de reaproveitar os brinquedos para a doação foi de Vera Lúcia da Silva, que faz parte da Acatupi, ao perceber a quantidade de brinquedos em bom estado descartados na reciclagem.

Hoje, muitas pessoas procuram a Associação para doar os brinquedos velhos e auxiliar na recuperação. Lourdes explica que os brinquedos são limpos, higienizados e a aplicação de produtos muitas vezes demanda exposição ao sol, além disso, as bonecas exigem cuidado especial com os cabelos e com a confecção das roupinhas, o que implica na doação de tecidos e no trabalho voluntário de costureiras que confeccionam as peças gratuitamente.

O processo envolve muitos voluntários que intensificaram os trabalhos nos finais de semana nos últimos três meses para organizar e embalar os brinquedos. “Percebemos o quanto o pessoal da cidade (Tupi Paulista) é unido e solidário, recebemos muita ajuda. As pessoas doam seu tempo e seu trabalho”, finaliza Lourdes.

 

 

Outras Imagens:

  •  (Foto: JR)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também