• domingo, 21 de janeiro de 2018
  • 04:48 Icone do tempo--ºC / --ºC

Turismo

6/10/2017 às 16h14

Brasileiros se integram melhor aos Estados Unidos

Os imigrantes brasileiros se integram melhor aos Estados Unidos do que os de outros países. Ao menos é o que aponta um levantamento feito pelos pesquisadores Álvaro de Castro e Lima e Alanni Barbosa de Castro para o livro "Brasileiros nos Estados Unidos: Meio Século Refazendo a América (1960-2010)", com base em dados de 2014, compilados a partir do American Community Survey, do Censo americano.

Segundo estimativa do Itamaraty, são cerca de 1,3 milhão de brasileiros morando em terras norte-americanas, o que torna o país campeão em número de imigrantes na “Terra do Tio Sam”. Com isso, o estudo revela que a população tupiniquim que faz a mudança internacional para os Estados Unidos é mais qualificada do que os demais estrangeiros, com uma taxa de desemprego menor (5%) e uma média de renda domiciliar maior (US$ 55.463 por ano) não só em relação a todos os imigrantes, mas também ao próprio povo da América do Norte.

Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros têm maior nível educacional que a média de todos os imigrantes: 46% têm ensino médio completo e superior incompleto e 30% se formaram no ensino superior, contra 35% e 23% dos demais.

Confira dicas para realizar a sua mudança internacional

Com todos esses números positivos, bateu aquela vontade de fazer as malas e morar nos Estados Unidos? Afinal, por que não? A maior economia do mundo pode ser sim o seu novo lar. No entanto, nunca é bom fazer as coisas – ainda mais quando se trata de uma mudança internacional – sem um planejamento. É preciso colocar as contas no papel, organizar as ideias e, claro, buscar um auxílio profissional para isso é sempre importante para orientar você em sua nova vida. Confira algumas dicas para não passar perrengue:

  • Preparativo da mudança

Essa etapa é feita com, no mínimo, 30 dias de antecedência. Será realizada uma vistoria na residência de origem para compreender o volume da mudança e a necessidade de embalagens especiais para itens frágeis; explicação dos documentos necessários para o transporte via contêiner ou aéreo, e verificação de necessidade de armazenagem no país de origem, juntamente com a fiscalização do acesso à residência com os itens da mudança.

  • Agendamento da Embalagem e entrega de documentos

A mudança só poderá ser embarcada se todos os documentos para importação estiverem em ordem, bem como a entrega do formulário para seguro. Só é autorizado o envio da mudança quando todos os documentos são recebidos, exceto se o viajante se comprometer a entregar os documentos 10 dias úteis antes da chegada do navio no porto.

  • O dia da embalagem

Ao receber os responsáveis na residência para iniciar a embalagem dos itens da mudança, procure desligar e desconectar todos os equipamentos; separe consigo objetos de valor e itens que não serão levados na mudança; atente-se à estação do ano do país de destino. O serviço leva de um a quatro dias úteis.

  • Liberação alfandegária da mudança

O tempo é variável, conforme a região. Será feito acompanhamento e follow up de cada etapa de liberação junto ao cliente.

  • Transporte da mudança

Há possibilidade de transporte aéreo e marítimo para a mudança. A liberação dos itens é feita via contêiner, airvan e liftvan.

  • Liberação alfandegária no destino

Esse processo refere-se à chegada dos produtos em território estrangeiro. Quando isso acontece, a alfândega deve fazer a liberação do pedido, o chamado desembaraço.

  • Agendamento e entrega da Mudança Internacional

Com o recebimento no país de destino, é feita a abertura das caixas, arrumação dos objetos, a montagem dos móveis, o içamento de peças (quando existe a necessidade) e o transbordo (transferir a mudança para veículo menor em caso de condomínio).

  • Relocation

Quando a família ainda não conhece a cidade de destino da mudança internacional, a empresa desenvolve o trabalho de Relocation, apresentando a cidade e os principais locais que serão frequentados pela família, como escolas, hospitais, mercados, shoppings etc.

  • Pós-Venda

Após o pós-venda, a empresa realiza o feedback, a avaria dos objetos e o acionamento de seguro, se necessário.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também