• segunda-feira, 20 de novembro de 2017
  • 11:44 Icone do tempo--ºC / --ºC

Agricultura

26/10/2017 às 05h57

Mais de 12% das propriedades rurais da região já foram pesquisadas pelo IBGE

Segundo o IBGE de Dracena, até o começo da tarde de segunda-feira, 401propriedades haviam sido visitadas pelos recenseadores

O questionário da pesquisa é dividido em 41 quadros e abrange vários itens (Foto: Divulgação) O questionário da pesquisa é dividido em 41 quadros e abrange vários itens (Foto: Divulgação)

Desde o dia 3 de outubro, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão fazendo levantamento do Censo Agropecuário 2017,quenos dez municípios da microrregião de Dracena engloba 3.230 propriedades rurais .

“Recenseadores e supervisores estão a campo fazendo pesquisas sobre a produção agropecuária da região”,explica o coordenador da subárea do IBGE de Dracena, Airton Romanini Júnior.

De acordo com Romanini, até a última terça-feira, 17, foram realizadas pesquisas em 401 estabelecimentos rurais da região, correspondendo a 12,4% do total dos estabelecimentos a serem visitados.

Romanini ressalta ainda que a partir de agora, os trabalhos serão intensificados uma vez que as dúvidas existentes por parte dos recenseadores já foram solucionadas, assim como foi aprimorada a prática na operação dos smartphonesonde os dados coletados são inseridos.

Conforme o supervisor, os questionários estão sendo bem respondidos pelos responsáveis pela produção (proprietários ouarrendatários) dos estabelecimentos ruraise neste começo do censo, as pesquisas estão sendo feitas nos setores mais próximos das cidades.

A maior dificuldade, conforme o coordenador são as porteiras fechadas das propriedades. “Muitos destes proprietários residem na cidade pela localização mais próxima, é uma situação queprevíamos”, ressalta o coordenador.

Nestes casos o recenseador procura entrar em contato com vizinhos para comunicar que vão retornar à propriedade e caso não haja vizinho,eles voltam ao local até encontrar o dono ou o responsável pela produção. A meta do IBGE é atingir 100% das propriedades rurais do país.

O questionário da pesquisa é dividido em 41 quadros e abrange itens,como:identificação e características do estabelecimento agropecuário e do produtor,  distribuição da área total da propriedade, unidades armazenadoras de grãos, tratores, implementos, máquinas existentes.

O Censo levanta ainda entre os vários itens, asatividades da pecuária, o controle de doenças nos animais, suplementação alimentar, criação de animais, aves,  abelhas e peixes, produção vegetal, lavoura temporária, permanente, horticultura e extração vegetal.

Na primeira semana de coleta do Censo Agro, mais de quarenta mil questionários foram respondidos nos quase dois mil municípios brasileiros que já estão com a operação em campo. As pesquisas prosseguem até o dia 28 de fevereiro.

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também