• domingo, 19 de novembro de 2017
  • 19:10 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cotidiano

26/10/2017 às 18h38

Receita Federal envia cartas a mais de 1 mil contribuintes com alerta para regularização da declaração do IR na região de Presidente Prudente

Comunicações se referem a casos em que as informações apresentam indícios de divergências que, em princípio, podem ser sanadas ao providenciar a retificação.

Receita Federal de Presidente Prudente (Foto: Wellington Roberto/G1) Receita Federal de Presidente Prudente (Foto: Wellington Roberto/G1)

 

 

A partir desta semana, a Receita Federal começou a enviar cartas a 1.073 contribuintes na região de Presidente Prudente que estão com a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), exercício de 2017 e ano-calendário de 2016, apresentando indícios de inconsistências que podem resultar em autuações futuras. O trabalho prossegue até o fim deste mês.

O Projeto Cartas 2017 é uma iniciativa da instituição destinada a estimular os contribuintes a verificar o processamento de suas declarações e providenciar a correção, caso se constate que a inconsistência encontrada é devida em virtude de um erro nas informações declaradas ao Fisco.

As cartas somente são enviadas a contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, pessoas ainda não intimadas nem notificadas pela Receita.

As comunicações se referem a casos em que as informações constantes nos sistemas da Receita Federal apresentam indícios de divergências que, em princípio, podem ser sanadas ao providenciar a retificação da DIPRF anteriormente apresentada. Não é necessário, portanto, comparecer à Receita Federal.

O contribuinte fica advertido de que, caso não aproveite a oportunidade de se autorregularizar, poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências e, depois de receber intimação, perde a capacidade de “regularização espontânea” e não será mais possível fazer qualquer correção na declaração.

Nesta condição, caso no término do processamento da declaração o Fisco constate que há imposto a pagar, este será acrescido de multa de ofício de no mínimo 75% do imposto apurado e não pago ou pago a menor, podendo chegar a 225%.

Para saber a situação da DIRPF apresentada, basta consultar as informações disponíveis no site da Receita Federal, no serviço “Extrato da DIRPF”, por meio de código de acesso ou certificado digital.

A declaração retida em alguma malha da Receita Federal sempre apresenta mensagem de “pendência”. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na declaração apresentada.

Neste ano, a Receita Federal recebeu 131.566 declarações do Imposto de Renda de pessoas físicas nos 56 municípios da região de Presidente Prudente. O número representa um crescimento de 3,46% em relação ao total de 127.156 declarações entregues no ano passado.

 
Exemplo de carta enviada pela Receita Federal aos contribuintes (Foto: Reprodução/Receita Federal)

Exemplo de carta enviada pela Receita Federal aos contribuintes (Foto: Reprodução/Receita Federal)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também