• domingo, 19 de novembro de 2017
  • 19:16 Icone do tempo--ºC / --ºC

Internacional

4/11/2017 às 19h30

Deputado conservador britânico é suspenso por "graves acusações" de assédio

O deputado do Partido Conservador britânico Charlie Elphicke, de 46 anos, foi suspenso após surgir "graves acusações" contra o parlamentar que "foram enviadas à polícia", confirmou neste sábado (4) o partido.

A suspensão de Elphicke, que assegura desconhecer a natureza das alegações, amplia o escândalo por supostos casos de assédio sexual que afeta parlamentares de todos os partidos no Reino Unido e que na quarta-feira (1) motivou a demissão do ministro de Defesa.

Elphicke, que representava desde 2010 a circunscrição de Dover e Deal, no sul da Inglaterra, lamentou no Twitter que a imprensa tenha sido informado sobre a suspensão antes de ele próprio.

"Não sei do que se tratam as acusações e nego qualquer comportamento indevido", afirmou.

Na quinta-feira (2), o deputado trabalhista Kelvin Hopkins, que também foi suspenso por suposto assédio sexual a uma jovem militante, negou "absoluta e categoricamente" a acusação, enquanto seu colega Clive Lewis também negou abusos após ser revelado que é investigado pelo partido.

Estes supostos casos de assédio e abuso foram revelados após a queda em desgraça do produtor de cinema dos Estados Unidos Harvey Weinstein por causa das denúncias por suposta agressão sexual contra ele apresentada por dezenas de mulheres.

O também ator americano Kevin Spacey foi acusado nos últimos dias de assédio por parte de vários homens.

Em meio a esse crescente número de revelações contra pessoas em situação de poder, os partidos políticos britânicos anunciaram nessa semana que introduzirão códigos de conduta interna mais estritos e procedimentos de investigação mais rigorosos.

A primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, se reunirá na próxima segunda-feira (6) com os líderes da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn e o liberal-democrata Vince Cable, a fim de criar medidas a serem aplicadas no Parlamento.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também