• domingo, 19 de novembro de 2017
  • 19:28 Icone do tempo--ºC / --ºC

Educação

11/11/2017 às 02h44

Curso de Psicologia da Unifadra Dracena participa de ações em unidades prisionais

Alunos e professores do curso de Psicologia da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena participaram de ações nas unidades prisionais de Tupi Paulista e Junqueirópolis

Alunos de Psicologia da Unifadra Dracena (Foto: Divulgação) Alunos de Psicologia da Unifadra Dracena (Foto: Divulgação)

Alunos e professores do curso de Psicologia da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena participaram de ações nas unidades prisionais de Tupi Paulista e Junqueirópolis. Os alunos realizaram palestras aos reeducandos dentro de eventos que buscam o auxílio em suas reinserções na sociedade após a liberdade.

Essa prestação de serviço levou como tema aos sentenciados "Como elaborar seu currículo e preparar-se para uma entrevista no mercado de trabalho?”, palestra desenvolvida na 2ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária na Unidade de Tupi Paulista.

Os alunos palestraram com a temática “Espelho, espelho meu, diga-me quem sou eu?”, na 2ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária na Unidade de Junqueirópolis.

O evento ofereceu aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade trazendo para dentro do sistema prisional um mutirão de ações que forneceram importantes ferramentas no processo de reintegração social como, emissão/atualização e entregas de Registro Geral (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidões de Nascimento e Casamento, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimentos jurídicos pela FUNAP e cortes de cabelo. Também foram realizados testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) como HIV e Sífilis, além de avaliação bucal, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Dentre estes serviços, os alunos do curso de Psicologia realizaram uma roda de conversa, onde os sentenciados puderam, através de um espelho, refletir sobre a seguinte pergunta: “Para essa pessoa que você vê neste espelho, você tiraria o chapéu?”. Segundo a coordenadora de Psicologia da Unifadra profa. Me. Andrea Frizo, essa atividade propôs uma reflexão sobre a autoimagem, gerando assim questionamentos internos sobre como se vêem neste momento (identidade), sobre as escolhas que fizeram no passado e sobre o quanto isso influência o seu presente e futuro.

“Momentos como este aproximam a faculdade da comunidade, favorecem ações que promovem crescimento e desenvolvimento pessoal para sentenciados e acadêmicos, despertam reflexões que mobilizam sentimentos e possibilidades de mudança de atitudes e colaboram para melhor formação de nossos alunos para o mercado de trabalho regional. Assim, a Unifadra, enquanto instituição de ensino superior, devolve à comunidade através de sua prática de estágio, ações que trabalham para o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável e humana”, destacou Andrea Frizo.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também