• sábado, 18 de novembro de 2017
  • 11:41 Icone do tempo--ºC / --ºC

Saúde

13/11/2017 às 18h32

Vigilância Epidemiológica confirma décimo caso positivo de dengue em Dracena e reforça medidas de prevenção

O paciente é um adolescente de 16 anos, morador do bairro Jardim Santa Clara, sendo o primeiro caso do ano nessa região da cidade; agentes da VE e Sucen estão nebulizando as 25 quadras em torno da residência dele

A vigilância epidemiológica está fazendo o trabalho de nebulização das casas. (Foto: Carlos Volpi/JR) A vigilância epidemiológica está fazendo o trabalho de nebulização das casas. (Foto: Carlos Volpi/JR)

A Vigilância Epidemiológica (VE) de Dracena confirmou mais um caso de dengue no município, somando-se o décimo caso neste ano.

Segundo a VE de Dracena, o paciente é um adolescente de 16 anos, morador do bairro Jardim Santa Clara, tendo a confirmação do caso na última sexta-feira, 10, nesta região da cidade.

De janeiro a novembro deste ano, conforme a Vigilância Epidemiológica, contando com este último, dez casos de dengue já foram confirmados e nenhum caso de febre chikungunya e zika vírus, tendo o mosquito Aedes aegypti como transmissor dessas doenças.

Ainda de acordo com a VE, além do Jardim Santa Clara, outros bairros da cidade tiveram casos confirmados de dengue, sendo: Jardim Alvorada (1), Vila Itália (1), Jardim Brasilândia (1), Jardim Vera Cruz (1), jardim das Palmeiras (3), Centro (1) e Vila Barros (1).

Após a confirmação do caso de dengue no Jardim Santa Clara, na última sexta-feira, 10, a Vigilância Epidemiológica e a Sucen deram início a atividade de nebulização neste bairro e ao entorno de 25 quadras, onde o paciente reside, com objetivo de eliminar os mosquitos Aedes aegypti.

Antes de realizar a atividade de nebulização, segundo a VE de Dracena, foi realizado o bloqueio contra criadouro, em que os agentes realizaram as visitas nas residências com o intuito de eliminar os focos (objetos com água parada).

A Vigilância Epidemiológica ressalta que o veneno aplicado não elimina as larvas, somente os mosquitos, por isso, o morador deve ficar atento e eliminar qualquer recipiente com água parada, principalmente no período chuvoso que começa agora, com excesso de calor e pancadas de chuva.

A VE de Dracena alerta os moradores a não deixar acumular água em objetos e realizar a limpeza das calhas e piscinas; colocar detergente nas caixinhas das geladeiras e ralos, colocar materiais recicláveis para a coleta seletiva, colocar areia nos pratos de planta até a bordae até furá-los.

Neste ano, foram realizados três mutirões de limpeza, nos meses de fevereiro, maio e outubro, quando foram percorridos todos os bairros da cidade e também os distritos de Jaciporã, Jamaica e bairro Iandara.

SINTOMAS - Em caso de apresentar algum sintoma, como: febre, dores de cabeça e no corpo e machas avermelhadas, a orientação é para que a pessoa procure o posto de saúde mais próximo para realizar o exame.

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também