• segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
  • 06:47 Icone do tempo--ºC / --ºC

Saúde

5/12/2017 às 06h09

Atendimentos na campanha de prevenção sobem 195% de um ano para o outro

 (Foto: ) (Foto: )

A Campanha de Câncer de Pele e Hanseníase realizada em Dracena no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara, no sábado (2), resultou em 124 atendimentos. Destes 16 pacientes (12,9%) foram encaminhados para o setor de pequenas cirurgias na Santa Casa, e 20 pacientes (16,12%) foram encaminhados para dermatologia (as consultas serão agendadas no AME e no Centro de Saúde Dr. TakashiEnokibara). Os dados são da secretaria municipal de Saúde de Dracena.

No ano passado, ainda de acordo com dados da secretaria foram realizados 42 atendimentos. Destes,5 pacientes foram encaminhados para dermatologia. O número de atendimentos aumentou em 195%, comparando o total de atendimentos de 2016 com 2017.

 A realização foi da Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, em parceria com o Lions Clube Cinquentenário, médicas dermatologistas Marilda Morgado de Abreu, Isabela Vicenzi, Fabiana Vicenzi, Carla Deponte e alunos do curso de Medicina da Farmais.

COMO SE PROTEGER DO CÂNCER DE PELE- Para a prevenção do câncer de pele e de outras lesões provocadas pelos raios UV, é necessário evitar a exposição ao sol sempre que possível, principalmente nos horários mais intensos, ou seja, das 10h às 16h, sem proteção. Se a exposição for inevitável, deve-se incentivar o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros, camisas de mangas longas e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre.

Também é importante que se estimule a procura por proteção física (áreas de sombra), que podem ser desde árvores até edificações como marquises. Áreas de sombra reduzem em até 50% a intensidade das radiações UV.

Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta. A neve, a areia branca e as superfícies pintadas de branco são refletoras dos raios solares.

Considerando-se que os danos provocados pelo abuso de exposição solar são cumulativos, é importante que cuidados especiais sejam tomados desde a primeira infância.

O uso do filtro solar não tem como objetivo permitir o aumento do tempo de exposição ao sol, nem estimular o bronzeamento. O real fator de proteção varia com a espessura da camada de creme aplicada, a frequência da aplicação, a transpiração e a exposição à água.

É recomendado que durante a exposição ao sol sejam usados filtros com FPS 15 ou mais e que protejam também contra os raios UV-A. Os filtros solares devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicados a cada duas horas ou após nadar, suar e se secar com toalhas. (Com informações disponíveis no site do Instituto Nacional de Câncer (Inca) José Alencar Gomes da Silva). 

Outras Imagens:

  •  (Foto: Lucas Mello/JR)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também