• segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
  • 06:56 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cotidiano

5/12/2017 às 10h36

Tudo sobre as Super Luas de 2017 e 2018

Essa Super Lua de dezembro é só a primeira de uma série de 3 Super Luas!

 (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Lua Cheia do dia 3 de dezembro de 2017 será a única Super Lua do ano, quando nosso satélite chegará a 357.987 km da Terra. Mas por que ela é considerada uma Super Lua?

A convenção astronômica caracteriza a Super Lua como uma Lua Cheia ou Lua Nova que ocorre próximo ou no dia de sua máxima aproximação com a Terra. Portanto, é coerente dizer que uma Lua Cheia ou Nova que esteja a 362.000 km da Terra ou menos já pode ser considerada uma Super Lua.

A Lua leva cerca de 27 dias para completar uma volta ao redor da Terra, e nessa trajetória durante suas fases, ela se fasta e se aproxima de nós de forma considerável. Pra ser mais claro, a cada 14 dias (aproximadamente) a Lua se encontra no ponto mais próximo com a Terra (perigeu) ou no ponto mais distante (apogeu). Isso pode acontecer durante a Lua Crescente ou Minguante... mas quando acontece no dia de Lua Cheia (ou Nova) temos a Super Lua.

fases da Lua - animação
Essa animação mostra como ocorrem as fases da Lua conforme ela percorre sua trajetória ao redor da Terra.
As legendas estão em inglês: na parte superior direita, veja a percentagem da iluminação da Lua;
na parte inferior direita, sua fase; na parte inferior esquerda, sua elongação (posição em graus).
Créditos: divulgação

No dia 3 de dezembro de 2017 às 15:47 UTC, a Lua estará na fase Cheia, e no dia 4 de dezembro de 2017 às 08:42, a Lua estará no perigeu (máxima aproximação com a Terra). São apenas algumas horas de diferença entre o auge da Lua Cheia e sua maior aproximação com o nosso planeta.

Uma série de 3 Super Luas

Apesar da Super Lua de 3 de dezembro ser a única de 2017, ela é a primeira de uma série de 3 Super Luas que ocorrerão seguidamente. Em janeiro de 2018, haverão duas Luas Cheias que também serão Super Luas: no dia 2 e no dia 31. E como sempre, a Super Lua do meio (a segunda da fila) será a maior de todas, já que o momento do perigeu e o máximo da Lua Cheia ocorrem bem mais próximos.

Como se não bastasse, na última Super Lua da série, que ocorrerá em 31 de janeiro de 2018, haverá também um Eclipse Lunar Total, que será visível da Ásia, Oceania, Oceano Pacífico e em parte da América do Norte. Na América do Sul (incluindo o Brasil), infelizmente não será possível observar o evento.

Blue Moon - Lua Azul

A última das 3 Super Luas (do dia 31 de janeiro de 2018) também será considerada uma Lua Azul (Blue Moon em inglês). Não, isso não significa que ela ganhará um tom mais azulado. Lua Azul é simplesmente um termo usado para identificar a segunda Lua Cheia que ocorre no mesmo mês, o que não é tão comum.

Essa série de 3 Super Luas acontece uma vez a cada 14 meses lunares (o equivalente a 1 ano, 1 mês e 18 dias).  As últimas Super Luas em série ocorreram no fim de 2016.

Transmissão ao vivo da Super Lua

Lua Cheia - Madrid, Espanha
Lua Cheia fotografada em Madrid, Espanha.
Créditos: Dani Caxete

É claro que teremos, aqui em nosso site, transmissões ao vivo não apenas dessa, mas sim das 3 Super Luas dessa série. Mesmo que o tempo ficar ruim, você terá a chance de observar esse belíssimo fenômeno. Avise seus amigos e familiares, siga-nos nas redes sociais e cadastre seu e-mail gratuitamente para receber nossos alertas!

 

Qual será o tamanho da Super Lua em 3 de dezembro?

Quando a Lua Cheia acontece no mesmo dia do perigeu da Lua, nosso satélite natural pode se tornar até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua Cheia no apogeu - também conhecida como Mini Lua.

Diferença de tamanho da Mini Lua e da Super Lua
Diferença de tamanho da Mini Lua e da Super Lua.
Créditos: Ken Lord

Mas ainda assim, não é fácil notar a diferença a olho nu, uma vez que não há nada no céu que usamos como comparação de tamanhos. Outro fator são as mudanças meteorológicas (nuvens, chuvas, etc...) que por si só já fazem com que a Lua ganhe e perca brilho aleatoriamente.

De qualquer forma, não dá pra perder um evento desses! Quem ama observar a Lua Cheia terá um motivo extra para se deleitar no dia 03 de dezembro. O melhor de tudo é que logo em seguida teremos mais duas Super Luas - serão 3 chances de contemplar um belíssimo evento astronômico.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também