• terça-feira, 16 de outubro de 2018
  • 19:55 Icone do tempo--ºC / --ºC

Meio Ambiente

14/12/2017 às 10h33

Novo Horizonte é Tri no Município VerdeAzul

A cidade de Novo Horizonte pelo terceiro ano consecutivo lidera o ranking dos municípios do Programa Município VerdeAzul (PMVA). O município, do norte paulista, obteve 97,45 de pontuação. Na segunda colocação ficou Fernandópolis, com 96,22 e, em terceiro, o município de Pederneiras, com 94,61. 

“O PMVA tornou-se uma política pública que conseguiu a adesão de mais de 600 prefeitos. Meu sonho é que os 5 mil municípios do país descubram esse programa. Desde sua criação, há 10 anos, o Município VerdeAzul mudou à qualidade ambiental de milhões de pessoas”, afirmou Maurício Brusadin, secretário estadual do Meio Ambiente. 

No mesmo tom do secretário, o vice-governador Márcio França ressaltou que, “as coisas que duram mais tempo tendem a ser mais bem realizadas. Os 10 anos do PMVA virou marca de credibilidade e temos que exportá-lo para todo o Brasil”, disse. 

O anuncio dos municípios premiados aconteceu nesta quarta-feira (13) no Palácio Bandeirantes, na capital. Este foi um ano agitado para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré- certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel. 

Para o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo, “a intenção do novo critério, as pré-certificações, foi o de estimular os municípios que não haviam conseguido uma boa pontuação na primeira fase do programa, além de divulgar os que começaram bem e continuam com uma boa performance”. 

O Ranking Ambiental é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis. 

O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. 

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. 

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. 

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. 

Conheça a classificação final do Município VerdeAzul 

e lista completa: http://verdeazuldigital.sp.gov.br/site/pontuacoes/

 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também