• domingo, 22 de julho de 2018
  • 09:43 Icone do tempo--ºC / --ºC

Turismo

24/12/2017 às 05h09

Programa de Uso Público do Parque Estadual do Aguapeí atende mais de mil visitantes em 2017

O Programa compreende o atendimento ao público para a realização de atividades de educação ambiental, interpretação da natureza e ecoturismo

Trilha em área de restauração ecológica (Foto: Divulgação/PEA) Trilha em área de restauração ecológica (Foto: Divulgação/PEA)

O Parque Estadual do Aguapeí (PEA) é uma Unidade de Conservação de proteção integral, com área equivalente a 9,043 hectares, distribuída nos municípios de Castilho, Nova Independência, Guaraçaí, Junqueirópolis, Monte Castelo e São João do Pau D’Alho.

Inaugurada em dezembro de 2015, a sede do Parque, está localizada em Nova Independência, às margens da rodovia Gen. Euclides de Oliveira Figueiredo - km 161 e passou a receber visitantes em junho de 2017.

Segundo a gestora do Parque,bióloga Natália Poiani Henriques, o Programa de Uso Público do Parque compreende o atendimento ao público para a realização de atividades de educação ambiental, interpretação da natureza e ecoturismo.

“A programação é flexível à faixa etária do público a ser atendido e pode incluir palestras sobre o Parque, exposições com enfoque na biodiversidade local, atividades lúdicas, apreciação do rio Aguapeí e arealização de caminhada em trilha ecológica tanto em área florestada quanto em áreas em processo de restauração ecológica”, informa a gestora.

De acordo com a gestora,até o momento foram prestados 38 atendimentos a grupos organizados, totalizando 962 visitantes, incluindo alunos, professores e auxiliares de educação, dentre eles o público atendido pelo Programa de Educação Ambiental Pea-Ipê-Virálcool, patrocinados pelas usinas Ipê e Virálcool, que totalizou 526 visitantes do município de Nova Independência.

“Os resultados do primeiro ano de visitação foram positivos e a expectativa para 2018 é o atendimento de um público ainda maior”, explica Natália, ressaltando que oParque também recepcionou neste ano, quatro grupos de observadores de avesque fizeram importantes registros da avifauna local e 16 pesquisadores de seis instituições de ensino superior, que visitaram o PEA cogitando a realização de trabalhos futuros.

“Neste mesmo período, foram aprovados seis projetos de pesquisas científicas a serem desenvolvidas em diversas áreas e mais de 300 pessoas conheceram o Parque através de ações socioambientais e palestras realizadas nos municípios de Itapura e Presidente Prudente”, acrescenta a gestora.

O atendimento ao público é gratuito e ocorre na companhia de monitora ambiental, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

SERVIÇO - Interessados devem fazer o agendamento através do e-mail pe.aguapei@fflorestal.sp.gov.br ou do telefone (18)3841-3419.

Outras Imagens:

  •  (Foto: Divulgação/PEA)
  •  (Foto: Divulgação/PEA)
  •  (Foto: Divulgação/PEA)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também