• domingo, 21 de janeiro de 2018
  • 04:49 Icone do tempo--ºC / --ºC

Música

29/12/2017 às 05h27

Dracenense se destaca com o grupo de tradições brasileiras Nhambuzim

Edson Penha que tem familiares residentes em Dracena começou a estudar canto em 1992, na capital paulista

O dracenense Edson Penha é letrista, vocalista, compositor, tocador de berrante e produtor do grupo de tradições brasileiras Nhambuzim (Foto: Divulgação) O dracenense Edson Penha é letrista, vocalista, compositor, tocador de berrante e produtor do grupo de tradições brasileiras Nhambuzim (Foto: Divulgação)

O dracenense Edson Penha tem bons motivos para considerar o ano de 2017 como um ano importante na carreira. Foram muitas as apresentações do espetáculo dedicado ao público infanto “Bichos de Cá”, o segundo espetáculo do grupo de tradições brasileiras Nhambuzim, que se apresentou praticamente em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Misturando música, folclore e meio ambiente, o grupo apresenta nesse espetáculo as espécies da fauna a partir de manifestações da cultura popular brasileira – para cada bicho, uma canção num ritmo característico da região onde ele vive-.

O letrista, compositor, vocalista e tocador de berrante dracenense junto com Xavier Bartaburu, Joel Teixeira e Sarah Abreu fundou o grupo Nhambuzim, em 2002, com o principal objetivo de apresentar músicas inspiradas no universo do escritor Guimarães Rosa, quando compôs mais de 25 canções próprias e em parceria. Oito anos depois, o projeto rendeu frutos e foi lançado o CD Nhambuzim – Rosário. Já no CD/Livro Bichos de Cá, além de cantar, Penha compôs todas as letras.

O dracenense começou a estudar canto em 1992, já na capital paulista, onde reside. Desde então teve aulas com Tato Fisher, Ná Ozetti, Priscilla Borges, Wladimir Mattos e Wagner Barbosa e participou de diversos workshops e oficinas sobre o tema.

Conquistou vários prêmios como letrista e compositor em importantes festivais de música do Brasil (Festival Nacional da Canção de Boa Esperança, Canto Encanto de Jundiaí, Botucanto de Botucatu, entre outros) com canções como Mar Bravio, em parceria com o paulista Xavier Bartaburu, e Inquietação, com o compositor mineiro Clayton Prósperi. Tem diversas composições próprias e em parceria com outros importantes compositores do novo cenário da música paulista e mineira.

O artista que tem familiares residentes em Dracena, também é mestre em Geografia pela USP e professor de Geografia, Filosofia e Sociologia. Além de atuar como consultor e revisor de conteúdos de Geografia e Turismo para editoras e sites.  Nhambuzim deve gravar novo trabalho em 2018. Até o lançamento desse novo trabalho, os interessados podem saber mais a respeito mais a respeito do grupo em www.nhambuzim.com

 

Outras Imagens:

  •  (Foto: Divulgação)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também