• sábado, 22 de setembro de 2018
  • 15:42 Icone do tempo--ºC / --ºC

Culinária

5/1/2018 às 03h15

Mix de ervas ajudam a dar cor, sabor e contribuem para alimentação saudável

Tenha a mão ervas para deixar os pratos mais saudáveis utilizando menos sal  (Foto: Divulgação) Tenha a mão ervas para deixar os pratos mais saudáveis utilizando menos sal (Foto: Divulgação)

Muito além do sal e pimenta, os temperos dão cor, sabor e incrementam os pratos do dia a dia. E o melhor de tudo, ajudam a cuidar da saúde. Ervas como açafrão, manjericão e até o gengibre são verdadeiros coringas na hora de cozinhar. São itens que você precisa ter por perto, sempre.

Pimenta do reino: muito utilizada na cozinha brasileira, pode ser verde, vermelha, branca ou preta. Combina com carnes e molhos.

Ervas: açafrão para temperar risotos, aves, caldos, massas e doces. Manjericão é ideal para receitas com tomate como pizzas, molho para churrasco, assados, saladas e legumes. A manjerona pode aromatizar saladas e valorizar carnes e aves.

Noz-moscada: sabor adocicado e aroma forte. Vai bem com queijos, sopas, massas, caldos, molho branco, risotos e pratos indianos.

Alho, cebolinha, salsa: o trio mais famoso da cozinha brasileira. Alho pode ser usado cru, refogado, picado e fica ótimo em carnes assadas e arroz branco. A cebolinha é utilizada em omeletes, molhos e é a dupla da salsinha, que combina com canapés, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes e outros.

Gengibre: moída é ideal para bolos, pães, molhos, sopas, aperitivos, carnes, peixes, aves, legumes, saladas e frutas.

Já deu vontade de usar tudo isso nos próximos pratos? Então confere a dica para preparar seu próprio mix de temperos: é só separar porções iguais dos ingredientes que mais agradam o gosto da casa, misturar tudo e depois colocar no moedor. No sal de ervas, por exemplo, vale juntar orégano, manjericão, alecrim, tomilho e o sal rosa, que tem menos sódio. 

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também