• domingo, 22 de julho de 2018
  • 00:17 Icone do tempo--ºC / --ºC

Região / Presidente Prudente

6/1/2018 às 10h00

Com déficit de mais de 50% de doadoras, Banco de Leite Humano pede ajuda à população

Estoques, em Presidente Prudente, estão em situações alarmantes devido à queda das doações, conforme a coordenação do serviço.

Estoques estão baixos no Banco de Leite Humano, em Presidente Prudente  (Foto: Ananias Pinheiro/Prefeitura de Presidente Prudente) Estoques estão baixos no Banco de Leite Humano, em Presidente Prudente (Foto: Ananias Pinheiro/Prefeitura de Presidente Prudente)

Referência para quatro hospitais de Presidente Prudente, o Banco de Leite Humano está com seus estoques em situação alarmante. De acordo com a coordenadora do serviço, Denise Campanharo, as geladeiras estão praticamente vazias devido à queda no número de doações. “Atualmente, temos apenas 55 mães doando regularmente, enquanto o ideal seria termos pelo menos 120 doadoras”, alertou.

São apenas oito litros de leite à disposição das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, do Hospital Estadual “Doutor Odilo Antunes de Siqueira”, do Hospital Nossa Senhora das Graças e do Hospital Iamada. A demanda gira em torno de cinco litros de leite por dia para alimentar bebês prematuros ou aqueles cujas mães não podem amamentar.

O primeiro mês do ano costuma ser bastante desafiador para serviços como o Banco de Leite, já que muitas famílias aproveitam o período de férias escolares para viajar, deixando de lado a solidariedade. O mesmo acontece com as doações de sangue, que ficam bastante prejudicadas em janeiro.

A coordenadora do Banco de Leite salientou que é bem simples contribuir com os estoques. Se a mãe está amamentando e tem leite excedente, basta entrar em contato com o serviço, pois uma equipe vai até a casa da doadora e ensina como fazer a retirada e o armazenamento do leite.

“Toda semana, nossa equipe retorna até a residência da doadora para recolher os frascos. A mãe não precisa se deslocar até o Banco de Leite para levar”, acrescentou Denise.

O Banco de Leite Humano funciona no Centro de Saúde 1 (Palácio da Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na esquina da Avenida Brasil e da Avenida Washington Luiz, no Centro da cidade. O telefone é o 3226-3400.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano também disponibiliza várias orientações sobre quem pode ser doadora, como preparar o frasco para coletar o leite, como realizar a retirada (ordenha) e o armazenamento do material. As informações podem ser acessadas na internet.

 
Estoques estão baixos no Banco de Leite Humano, em Presidente Prudente (Foto: Ananias Pinheiro/Prefeitura de Presidente Prudente)

Estoques estão baixos no Banco de Leite Humano, em Presidente Prudente (Foto: Ananias Pinheiro/Prefeitura de Presidente Prudente)

 
Estoques estão baixos no Banco de Leite Humano, em Presidente Prudente (Foto: Ananias Pinheiro/Prefeitura de Presidente Prudente)

Estoques estão baixos no Banco de Leite Humano, em Presidente Prudente (Foto: Ananias Pinheiro/Prefeitura de Presidente Prudente)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também