• domingo, 22 de julho de 2018
  • 00:13 Icone do tempo--ºC / --ºC

Internacional

8/1/2018 às 10h28

Frente Amplio anuncia que vai pedir de novo cassação de Kuczynski

O partido esquerdista Tierra y Libertad, da bancada da Frente Amplio, anunciou nesse domingo (7) que apresentará outro pedido de cassação contra o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, por ter concedido indulto a Alberto Fujimori, por causa de um "pacto" com o fujimorismo. A informação é da Agência EFE.

Em entrevista, o deputado Marco Arana disse que Kuczynski "voltou a incorrer pela segunda vez em um claro sinal de incapacidade moral para conduzir o país, e por isso deve renunciar ou ser destituído".

Em dezembro passado, a Frente Amplio e o partido fujimorista Força Popular traçaram a destituição de Kuczynski por causa de seus supostos vínculos com a empresa Odebrecht, mas o chefe de Governo se salvou no Congresso, com o apoio de uma facção liderada pelo filho mais novo de Fujimori, Kenji.

Três dias após a vitória no Congresso, Kuczynski concedeu o indulto humanitário e direito de graça, que impede novos julgamentos, a Alberto Fujimori, enquanto estava internado em uma clínica de Lima.

O porta-voz da Frente Amplio acrescentou que houve um "pacto de impunidade" entre o governo e o grupo liderado por Kenji Fujimori para dar o indulto ao ex-presidente, que cumpria sentença de 25 anos de prisão por abusos contra os direitos humanos.

"Isso é uma afronta nacional", destacou Arana. O congressista disse ainda que "é inaceitável que tenham sido concedidos esses benefícios (de indulto e direito de graça) a um dos presidentes mais corruptos no mundo".

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também