• domingo, 22 de julho de 2018
  • 00:12 Icone do tempo--ºC / --ºC

Internacional

8/1/2018 às 11h15

Guarda Costeira líbia resgata 272 imigrantes em frente às praias de Trípoli

A Guarda Costeira da Líbia resgatou, nas últimas horas, 272 pessoas que viajavam a bordo de dois botes com a intenção de chegar ao litoral da Europa, informou nesta segunda-feira (8) a autoridade de imigração do Oeste do país.

Segundo o coronel Ayoub Kasem, porta-voz da guarda litorânea, na tarde de ontem (7) foram encontradas as duas embarcações a 30 e 12 milhas, respectivamente, do litoral da cidade de Garrabulli, nos arredores da capital líbia, e nelas viajavam 53 mulheres e 56 crianças.

Em uma delas foram encontrados, além disso, os corpos de mais duas pessoas que aparentemente teriam morrido por causa da fumaça do motor ou por esmagamento.

"Todos os sobreviventes foram transferidos a um porto próximo, onde receberam os primeiros socorros. Depois, foram levados ao Centro de Amparo de Imigrantes, iniciando o processo de repatriação por meio do contato com suas embaixadas", explicou Ayub em comunicado.

As praias que se estendem entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia se transformaram nos últimos dois anos no principal reduto das máfias que traficam seres humanos, apesar da presença das patrulhas europeias.

Segundo dados da Organização Internacional de Migração (OIM), organismo vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), 171.635 imigrantes ilegais conseguiram cruzar o mar em direção à Europa em 2017, sendo que 3.116 desapareceram na travessia.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também