• quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
  • 19:35 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cultura

9/1/2018 às 10h35

Documentário narra história de grupo de jovens que fundou as bases do skate

Longa-metragem será exibido nesta terça-feira (9), em Presidente Prudente, com entrada gratuita.

Dogtown & Z-Boys – Onde Tudo Começou será exibido nesta terça-feira (9) (Foto: Divulgação) Dogtown & Z-Boys – Onde Tudo Começou será exibido nesta terça-feira (9) (Foto: Divulgação)

Durante o verão, a prática esportiva segue em alta no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Para inspirar ainda mais o desejo de desenvolver práticas corporais, o Cine Bosque apresenta filmes que contam um pouco da história do esporte em documentários e ficções cheios de movimento, determinação e suor. O especial Cine Esportivo será aberto nesta terça-feira (9), a partir das 20h30, com o longa-metragem "Dogtown & Z-Boys – Onde Tudo Começou".

O documentário narra a história do grupo de jovens que fundou as bases do esporte conhecido como skate. A programação é gratuita e a classificação indicativa do filme é de 16 anos.

Adolescentes de uma área da Califórnia (EUA), conhecida como Dogtown, eles formavam o Zephyr Team, equipe mais conhecida como Z-Boys. De manhã, praticavam o surfe e, à tarde, treinavam na prancha sobre rodas, criando um estilo próprio que posteriormente seria muito copiado. Após 25 anos, o filme reúne os membros originais do grupo. Eles relembram a gênese de um esporte que se tornaria febre entre os jovens de todo o mundo.

Com narração do ator Sean Penn, o documentário ganhou o prêmio de melhor filme no Spirit Awards (o “Oscar” do cinema independente) e no prestigiado Festival de Sundance, onde seu diretor, Stacy Peralta, também foi contemplado.

Peralta foi um dos Z-Boys e reuniu na obra depoimentos atuais das pessoas que fizeram esta história, imagens da época e muito rock’n roll. A trilha sonora tem de Hendrix a ZZ-Top e Iggy Pop & The Stooges passando por T-Rex e Alice Cooper. Combinação perfeita entre som e imagem.

Nada melhor do que ouvir da própria boca de quem estava lá nos dias em que eles invadiam casarões em busca de piscinas vazias, ou da primeira aparição pública da Zephyr Skate Team em um campeonato. Quando os outros competidores ficaram irados, os juízes não sabiam como julgá-los e o público delirou ao ver manobras inéditas sobre os “carrinhos”.

 

Serviço

 

 

  • O que: Cine Bosque – Cine Esportivo, com “Dogtown & Z-Boys – Onde Tudo Começou” (EUA, 2001, 91 min. Documentário. Direção: Stacy Peralta. Com Sean Penn, Tony Alva e Stacy Peralta).
  • Quando: Dia 9 de janeiro, terça-feira, às 20h30.
  • Onde: No Bosque do Sesc Thermas.
  • Quanto: Grátis.
  • Classificação indicativa: 16 anos.

 

 
Dogtown & Z-Boys – Onde Tudo Começou será exibido nesta terça-feira (9) (Foto: Divulgação)

Dogtown & Z-Boys – Onde Tudo Começou será exibido nesta terça-feira (9) (Foto: Divulgação)

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também