• domingo, 23 de setembro de 2018
  • 16:54 Icone do tempo--ºC / --ºC

Cotidiano

9/1/2018 às 18h39

Mais de 90 milímetros são registrados nos primeiros dias do ano

Ontem, de manhã, quem andou pelo comércio tentou se proteger da chuva (Foto: Lucas Mello/JR) Ontem, de manhã, quem andou pelo comércio tentou se proteger da chuva (Foto: Lucas Mello/JR)

Tradicionalmente, janeiro é considerado o mês mais chuvoso do ano em Dracena e região. De acordo com a Cati regional instalada a cidade, a média histórica para janeiro é de 229 milímetros e neste ano tudo indica que janeiro seguirá essa tendência uma vez que do início do mês até ontem, 9, no período da manhã, haviam sido registrados 92 milímetros.

Segundo os dados fornecidos pelo diretor da Cati, Luis Alberto Pelozo, em janeiro do ano passado, foramregistrados 454 milímetros, marca que foi superada, em janeiro de 2009, quando choveu 580 milímetros.

Com dados coletados desde 1953, Pelozose lembrou de alguns meses com índices pluviométricos bem abaixo da média, como janeiro de 1975 com 67 milímetros; janeiro de 1982, com 81 mm e janeiro de 1985, com 82 mm.“Com exceção das hortaliças e de algumas frutas, como a uva, que são mais sensíveis e se desenvolvem melhor no sistema de irrigação, já as culturas da cana-de-açúcar, café, seringueira, urucum e pastagem se desenvolvem muito bem com a chuva”, avaliou.

Ainda de acordo com as informações da Cati regional, no ano passado, foram registrados 1.806 mm e dezembro encerrou com 240 mm.

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também