• sexta-feira, 20 de abril de 2018
  • 07:38 Icone do tempo--ºC / --ºC

Economia

11/1/2018 às 12h32

Primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios de 2018, surpreende com um aumento nominal significativo

 (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Foi creditado no dia 10 de janeiro de 2018, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do FPM referente ao 1º decêndio do mês que será de R$ 2.624.431.100,83, já descontada a retenção do Fundeb. Em valores brutos, isto é, incluindo a dedução do Fundeb, o montante é de R$ 3.280.538.876,04.

De acordo com os dados do FPM, o 1º decêndio de janeiro de 2018 comparado com mesmo decêndio de 2017 teve um aumento de 10,78% em termos nominais, ou seja, comparando os valores sem considerar os efeitos da inflação.

O valor real do repasse do 1º decêndio de janeiro em relação ao mesmo decêndio de 2017 apresentou um aumento de 8,49% levando em conta as consequências da inflação.

Mas não se iludam, os primeiros meses do ano são sempre melhores de arrecadação, por conta de fatores macroeconômicos que alteram a arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e também do Imposto sobre a Renda (IR), principais componentes do Fundo.

A despeito do aumento os gestores devem ficar atentos e organizar as finanças municipais nesse momento de instabilidade política após a crise enfrentada nos últimos anos, uma vez que o FPM oscila ao longo do ano, influenciado por fatores macroeconômicos que alteram a arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e também do Imposto sobre a Renda (IR), principais componentes do Fundo.

O FPM é abastecido com uma parte do que é arrecadado pela União com impostos, e o caixa de 2018 deve ser sobrecarregado por conta dos reajustes ocorridos beste início de ano, como o piso dos professores e o salário mínimo.

Lembremos que o FPM é o recurso principal de transferência do governo federal para as cidades, e ele foi 3,8% menor em 2017.

Assessoria de Imprensa 

Accounting Municipal Internal Controller Related searches

Comentários



  • Regras para comentários

    Não serão aceitas as seguintes mensagens:

    Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;

    Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;

    Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;

    De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;

    Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

    O Portal Regional:

    Não se responsabiliza pelos comentários dos internautas;

    Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;

    Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;

    Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Leia também